Como o álcool impacta a sua vida, leitor da Folha? Deixe seu relato

Como é a sua relação com bebidas alcoólicas e com o círculo de pessoas que te cerca?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Falar sobre o consumo de álcool, bem como seus malefícios e benefícios, é sempre um assunto delicado. O debate costumar oscilar na linha tênue entre o moralismo e o incentivo ao exagero. E, mesmo quando o objetivo é falar de hábitos saudáveis em relação às bebidas alcoólicas, o assunto continua a gerar polêmica.

Se, por um lado, há a possibilidade de desenvolver um vício e de conviver com a dependência química de terceiros —além dos grandes riscos de dirigir alcoolizado —por outro, bebidas alcoólicas são parte intrínseca da sociedade e fazem parte do lazer e da socialização.

Detalhe de bebidas alcoólicas a venda na banca do Ramon no Mercado Municipal de São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Em sua coluna publicada na Folha, "Álcool não faz bem ao coração", Drauzio Varella analisa estudos que incentivam o consumo como hábito saudável, que pode prevenir doenças, frisando que esses foram revisitados e que o cenário científico agora é outro: mesmo o consumo esporádico pode fazer mal e favorecer o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Após a publicação do texto, muitos leitores comentaram, dando sua opinião sobre como o consumo pode ou não fazer mal para alguém, o que notam entre os vizinhos e suas experiência pessoais com o álcool.

Suscitando novamente o debate, de que forma o álcool afeta a sua vida, leitor da Folha? Como é a sua relação com bebidas alcoólicas e com o círculo de pessoas que te cerca? Para você, o consumo de álcool traz mais benefícios ou malefícios? Deixe seu relato neste formulário. Algumas respostas serão publicadas no Painel do Leitor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.