Leitores falam sobre os 40 anos das manifestações pelas Diretas Já

'Deus me livre da salvação do deus do deputado Eli', diz leitor sobre declaração de deputado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fé no Congresso
"Há muita gente boa presa após o 8/1, diz novo presidente da bancada evangélica" (Política, 26/2). Como é que pode este senhor ser parlamentar? Não é à toa que estamos nesta situação! Faltou perguntar o que acha da teocracia iraniana, porque é o que esses evangélicos gostariam de implantar por aqui.
Heloisa Helena Cidrin Gama Alves (São Paulo, SP)

Seria o caso de se perguntar o que dá a este senhor o direito de qualificar aqueles vândalos terroristas como "gente boa". Não estaria rompendo os limites da ética que deve defender como representante popular?
Eneida Marques (Campinas, SP)

Deus me livre da salvação do deus do deputado Eli e sua gente de bem.
Valdo Neto (Jandira, SP)

Tem muita gente inocente de verdade nas prisões brasileiras.
José Moreira (Itabira, MG)


Efemérides
"Outro bom dia para escrever" (Ruy Castro, 26/2). Obrigado por nos escrever, Ruy. E meus parabéns pelo aniversário!
Jove Bernardes (Belo Horizonte, MG)

Continue, Ruy! Nós, leitores, agradecemos.
Vera Lúcia de Oliveira Jesus (Brasília, DF)


Cenário econômico
"Desaceleração da atividade e inadimplência desafiam convicção do BC sobre juros" (Mercado, 25/2). Juros da Dilma era de 16%! Só para lembrar os esquecidos.
Dilson J. Gadioli (Santos, SP)

Campos Neto não tem interesse que esse governo prospere, atuará, mesmo que discretamente, para miná-lo. Os interesses da classe empresarial estão acima de tudo.
Ricardo Lobo (Terezópolis de Goiás, GO)


Diplomacia
"Brasil pode abandonar papel de pária e reviver protagonismo na ONU" (Mundo, 26/2). O governo federal passado e o atual mantêm uma relação de simpatia quase amor com a Rússia. Acredito que permaneceremos como pária para o mundo por mais tempo.
Israel Sena (São Paulo, SP)

O Brasil não foi importante no xadrez global apenas nos anos mais recentes. Bora ler sobre Oswaldo Aranha, minha gente.
Elvira Maria (Belo Horizonte, MG)

Taí uma coisa que eu gostaria de ver. Luiz Inácio jamais condenou, não condena e jamais condenará regimes ditatoriais que existam no mundo. Tanto isso é verdade que até hoje não falou nada que contrarie o que essas ditaduras fazem.
Marisa Coan (São Caetano do Sul, SP)


Desafios
"China busca fortalecer segurança global para torná-la mais justa e racional" (Mundo, 25/2). É um primeiro passo. A direção é discutível, aliás como toda ação humana. Vamos ver o seguinte.
Fauzi Palis Júnior (Ituiutaba, MG)


Democracia
"Livro sobre Diretas explica como canções de Ultraje, Caetano, Chico e Milton viraram hinos" (Ilustríssima, 26/2). Excelente artigo. Um presente para iluminar o domingo cinzento.
Marisa Alves Dias Menezes (São Paulo, SP)

O primeiro sinal da doença direitista foi ver os velhos atacando os cantores de sua época e os jovens curtindo o agronejo.
Rubens Goulart (Santos, SP)

A luta pela redemocratização foi longa e árdua. Entretanto, parece que boa parte dos brasileiros, especialmente a geração mais nova, parece não reconhecer o valor da democracia ao eleger um golpista declarado saudosista da ditadura e quase reelegê-lo pela segunda vez.
Mateus Vaz de S Sá (Goiânia, GO)

Não diria que a composição do Roger era revolucionária. Eu diria ser uma música medíocre e alienada. Aliás, como ele próprio sempre me pareceu.
Maria Tereza Castro (Campinas, SP)

Deputado Dante de Oliveira, autor da emenda pelas eleições diretas no Brasil; manifestações completaram 40 anos - 25.abr.84/Arquivo da Câmara dos Deputados

Disputa ambiental
"Criminosos fazem reféns e roubam barco do governo no Vale do Javari" (Cotidiano, 25/2). Quem sabe o governo pense em criar unidades de forças especiais em pontos sensíveis de nossas fronteiras e determinar permanente estado de guerra nessas áreas contra seja lá quem vier a praticar crimes em nosso território.
Luiz Antônio (Florianópolis, SC)

Cenário difícil de reverter. Além de longe e difícil acesso, já são muitos anos sem políticas públicas de segurança e de soberania, intensificada nos últimos quatro anos.
Luiz Paulo Barreto (Cabo Frio/RJ)


Área preservada
"Criação de parque dos Búfalos envolve até ameaça de morte na periferia de SP" (Cotidiano, 26/2). Parabéns ao Silvestre e aos demais defensores pela coragem e persistência! Belo trabalho! Desejo sucesso a vocês! Uma área com 19 nascentes e restos da Mata Atlântica não pode virar favela ou condomínio de luxo. Estamos fartos e fartas disso!
Eliane Freitas (São Paulo, SP)

E parabéns mesmo a todas essas pessoas que moram no local e que, mesmo com o lamentável e odiável descaso dos órgãos públicos (in)competentes, fazem o máximo possível pela preservação ambiental.
Miguel Gossn (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.