'Muitos motoristas caíram na balela do patrão de si mesmo', escreve leitor

Assinante diz que, no caso dos apps de corrida, só há melhora com a luta dos trabalhadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Direitos trabalhistas
"Greve da Uber e 99 tem adesão parcial e aumento no preço das viagens" (Cotidiano, 15/5). Muitos motoristas caíram na balela do patrão de si mesmo. No capitalismo só existem duas classes: trabalhadores e donos do meio de produção. Motoristas da Uber parece que estão a descobrir de qual classe eles realmente fazem parte. Só há melhora com a luta, fora dela é conversa mole de coach espertalhão.
José Davi (Castanhal, PA)

A Uber e a 99 devem estar montando mais uma daquelas respostas protocolares que não explicam nada e o abuso continuará dentro da normalidade. Enquanto não houver uma regulamentação dessas empresas, elas vão continuar descontando 40% dos motoristas de forma abusiva. E ainda corre o risco de, após a regulamentação, elas deixarem o país alegando que a operação é deficitária e que a culpa é de quem regulamentou (governo). Em alguns países, essas empresas seguem as normas ou não operam. Aqui, fazem o que querem.
Tiago Roberto de Freitas (Belo Horizonte, MG)

Motorista de aplicativo durante concentração de parceiros da Uber e 99 em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

Irregularidade
"Cota feminina é desrespeitada por todos os partidos; Congresso prepara anistia" (Política, 15/5). O descumprimento da obrigação dos partidos de destinarem 30% de vagas para mulheres nos pleitos eleitorais revela a sociedade machista em que estamos inseridos. Não só isso, mas também o descaso com a observância das leis. A anistia constitui um tapa na cara das mulheres, do Judiciário, da democracia. Os partidos precisam ser instrumentos de promoção do bom exemplo.
Maria Fatima Veras Villanova (Fortaleza, CE)

Investigação
"PGR sob Lula apoia investigação contra Bolsonaro que antes considerava ilegal e nula" (Política, 15/5). Que vai acontecer depois de concluído o interminável inventário de ilícitos cometidos pelo governo de Jair Bolsonaro? Será que teremos, enfim, um Brasil limpo e sarado?
Patricia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)


Reunião
"Lula recebeu parlamentares não petistas no Planalto apenas 2 vezes" (Política, 15/5). Lula não deve gastar seu imenso capital político com votações de menor importância. Craque só entra em campo para decidir o jogo.
Valdeci Gomes (Guarabira, PB)


Agronegócio
"Bolsonaro trouxe segurança ao agro, e Lula precisa sair da polarização, diz ruralista socióloga" (Política, 15/5). Entregar títulos parece uma boa medida, só que não combina com reforma agrária e assentamentos. Se os assentados tiverem títulos, logo serão engolfados pelos latifundiários e estarão de novo sem terra. No mais, o que o agro pop quer é segurança jurídica para grilar, envenenar e explorar em paz uma mão-de-obra escrava.
Maria Luiza Portugal Goncalves (Ribeirão Preto, SP)


Desrespeito
"Justiça rejeita ação de caixa de supermercado que se disse humilhada por Russomanno" (Painel, 15/5). A Justiça que defende pobres é uma tartaruga com reumatismo e tem o respeito de um verme esmagado. Já a Justiça que defende os poderosos é um leopardo jovem com a força e o respeito de um leão em seu auge.
Nielson da Silva Bezerra (Recife, PE)

Esse cidadão não vale a caixa de fósforo nem o rolo de papel higiênico que ele encenava comprar.
Filipe Moura Lima (Amparo, SP)


Aeroporto
"Aeroporto Catarina constrói nova pista e vai de 2 para 12 hangares em 4 anos" (Mercado, 14/5). Uma zona "desmilitarizada" para o livre "comércio".
Maria Almeida (Rio Branco, AC)

Controle de alfândega tem? Ou todo mundo pode trazer joias de presente da Arábia Saudita e descumprir a lei que determina o valor de compra isento de imposto?
Roberto Gomes (São Carlos, SP)

Isso faz parte do projeto "Um país para poucos".
Marcos Gandelsman (Recife, PE)

Exploração
"Não podemos tornar a Amazônia um santuário, diz vice-presidente da Vale" (Mercado, 15/5). O que não pode é transformar uma empresa (com enorme passivo ambiental) em oráculo. Já se sabe que a mata preservada é mais rentável para o país do que predada para extrativismo. Mas, para os exploradores, o lucro imediato é o que interessa.
Berenice Gaspar de Gouveia (Rio de Janeiro, RJ)

Acho impressionante alguém conseguir colocar Vale e sustentável na mesma frase...
Marcelo de Souza (São Paulo, SP)


Discussão
Gostaria de me manifestar a respeito do texto "É preciso racionalizar o debate de descriminalização das drogas" (Tendências/Debates, 15/05). Tornar o processo mais eficaz, racional e reflexivo diante do debate sobre o ato de deixar de ser crime, ou seja, não existir mais punição no âmbito penal sobre o uso de drogas ilícitas. Isso é necessário para promover uma simplificação do cotidiano e garantir a paz a todos os cidadãos.
Valentina Tozzi (Piracicaba, SP)

Parabéns, precisamos urgentemente avançar nesse debate, nos pautando pela ciência e pelo bem comum.
Camila Martins (Itajaí, SC)


Prioridades
"Trem de SP a Campinas terá dois modelos de vagões e tarifa subirá durante a obra" (Mercado, 15/5). Não conseguem nem dar conta da linha 9-esmeralda, todo dia com problema. Primeiro tinha que fazer o básico.
Thiago Santos Costa (São Paulo, SP)

No papel está perfeito. O problema é sair do papel.
Antonio Roberto Spinola Costa (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.