Descrição de chapéu Todas desigualdade de gênero

O que o Dia da Mulher significa para você, leitora?

Data comemorada nesta sexta-feira (8) divide opiniões; a Folha quer saber a sua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data, que é sobretudo de comemoração, ao mesmo tempo que é elogiada, é criticada. Se para alguns o dia 8 de março tem algum significado positivo, existem aqueles que acreditam que a data não faz a menor diferença.

É o dia em que as frases mais escutadas são "todo dia é dia das mulheres" e "uma flor para uma flor". Essas frases de efeito, junto a outras de empoderamento feminino, também são usadas como tema para várias peças publicitárias. Acaba que o Dia Internacional da Mulher torna-se um mês inteiro.

Mulheres fazem ato contra o presidente Jair Bolsonaro e o feminicídio, na praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. - Zô Guimarães/Folhapress

Mesmo que usado e aproveitado de diversas formas, o Dia das Mulheres pode representar uma luta constante por mais direitos, segurança, igualdade e representação em espaços de poder. É o momento que as mulheres entram em pauta e todos os problemas relacionados a elas ficam mais evidentes.

A Folha quer saber das suas leitoras: o que o Dia das Mulheres significa para você? É um momento de introspecção sobre os problemas de ser mulher ou apenas mais um dia comum? O 8 de março tem algum sentido pessoal para você?

Envie o seu depoimento através deste formulário. Algumas respostas poderão ser publicadas no Painel do Leitor e divulgadas nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.