Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
01/12/2007 - 02h30

CPMF, menor na cadeia, consciência negra, governo, Brasília

da Folha Online

CPMF

"Queria registrar o meu desconforto e revolta com a declaração do presidente Lula, afirmando que quem tem medo da CPMF são os sonegadores. Não sou sonegador, mas tenho medo sim da CPMF.
Tenho medo desse imposto que nasceu provisório e agora é fundamental para o funcionamento do governo. Gostaria de saber como isso aconteceu. Será que os outros impostos foram reduzidos? Acho que não.
Outro ponto é como saber da aplicação real desse imposto, sendo que teoricamente ele seria destinado à Saúde. Gostaria de ter acesso a prestação de contas desse e dos outros impostos que pago e poder cobrar do governo o uso correto desses recursos. Além disso, o presidente Lula sinaliza com aumento dos gastos públicos, o que obviamente mostra que os gastos aumentarão.
A CPMF é um imposto desrespeitoso, que surgiu de forma irregular, viveu de forma irregular e agora ameaça virar permanente nessemesmo modelo, penalizando todos aqueles que tentam gerar renda e trabalho nesse país."

ANTONIO FERNANDES DE OLIVEIRA JÚNIOR (Natal, RN)

*

"Lula disse em seu último discurso que só sonegador é contra a CPMF. Ótimo, pois assim ficamos sabendo que somos governados por um assumido sonegador, já que todos nós lembramos de quanto o 'grande líder' criticava a CPMF quando era oposição."

JOSUÉ LUIZ HENTZ (São João da Boa Vista, SP)

*

"Se o presidente Lula está tão preocupado com os sonegadores, que proponha, honestamente, que a alíquota da CPMF seja de 0,001%.
Um percentual redondinho facilita para os geniais economistas do PT --e para ele próprio--, fazerem uma simples continha de multiplicação e identificar os possíveis sonegadores."

PEDRO ERNESTO ERICHSEN PEREIRA BOMPEIXE (Curitiba, PR)

*

"O Senado Federal está cada vez pior. Que moral tem os senadores que são contra a CPMF, porém votam a favor do Imposto Sindical? Não tem vergonha na cara esses senadores do DEM e PSDB entre muitos outros, que na televisão são contra a CPMF a favor do Brasil. Eles nunca serão, pois estão mesmo é preocupados com as eleições de 2010 e não com os bolsos dos trabalhadores."

RUBENS ROQUE MORAES (São Paulo, SP)

-

Menor na cadeia

"Sem prejuízo da apuração de responsabilidade da governadora do Pará, foi louvável a exoneração do delegado-geral Raymundo Benassuly, após a infeliz declaração de que a jovem de 15 anos foi culpada em parte pelo ocorrido ('essa moça tem alguma debilidade mental, porque em nenhum momento declarou sua menoridade penal').
As associações de defesa dos portadores de deficiência deveriam processar este agora rebaixado delegado, pois a forma usada foi depreciativa e discriminante.
No Pará, depois de 17 anos, ainda não ouviram falar na lei 8.069/90, para os não iniciados, Estatuto da Criança e do Adolescente."

FABIO TAVARES (Rio de Janeiro, RJ)

*

"Todas as autoridades apontadas pelas reportagens aqui publicadas têm sim responsabilidade pela barbárie que aconteceu com a garota do Pará. Mas o que mais me espanta é que até o presente momento ninguém discutiu a responsabilidade dos encarcerados envolvidos nestes atos vandálicos. Será que é algo tão óbvio assim que não merece nem uma nota de rodapé ou será que a sociedade brasileira realmente acredita que atitudes assim são a única coisa a se esperar de indivíduos presos? A população carcerária não é composta de selvagens, mas sim de indivíduos, seres humanos, dentre os quais estão os 'colegas' de cela desta garota, que poderiam muito bem ter demonstrado que possuem e colocam em prática os aclamados direitos humanos, tão defendidos aqui e acolá. O grau de responsabilidade em casos assim não deve ser somente medido em razão do cargo ocupado, mas também por meio das atitudes indignas perpetradas."

CAMILA PINTARELLI (Limeira, SP)

-

Consciência Negra

"Sobre o dia 20 de novembro de 2007, em homenagem a Consciência Negra, o nosso companheiro João Sayad apenas repetiu o que, infelizmente, muitos homens e mulheres brilhantes equivocadamente falam: 'Os negros são descendentes de escravo'. Ledo engano afirmar isto, vejamos:
1) não existem 'escravos', existem pessoas que foram escravizadas. Ninguém nasce querendo ser 'escravo' ou ninguém nasce querendo ser 'subalternizado'. Por isto existem pessoas que foram escravizadas!
2) Imperativo afirmar que os negros brasileiros são descendentes de 'escravos' é muito equivocado, por reduzir a história africana ao período tão somente escravagista.
3) Oportuno destacar o fato de que descendência é herança cultural, espiritual, política, religiosa, patrimonial e ética que ultrapassa a questão econômica.
4) Existe a história anterior à escravidão, durante a escravidão e depois da escravidão e a descendência, o patrimônio ancestral e o legado deixado pelos africanos, acima de tudo, ultrapassam este período a qual chamamos de escravidão e forma os afros descendentes de hoje!
Portanto podemos ventilar que os descendentes de africanos possuem uma herança direta de reis, rainhas, príncipes e princesas; são descendentes de um continente rico em ouro, pedras preciosas, engenharias, gestão ambiental, batuques e candomblés e de um conhecimento acima da média em línguas, pois é o mais poliglota do mundo. E de uma compreensão na relação inter-geracional que impressiona, pois na África se afirma, sem medo de errar, que para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira!
O fato é que existe racismo no Brasil."

ELOÁ KÁTIA COELHO (Brasília, DF)

-

Governo

"Caro senador Mercadante, usar uma frase genérica (ainda que seja preconceituosa) como argumento para divulgar as realizações do governo não me parece correta. Pior ainda é tentar generalizar a visão de uma classe social. Quais são os planos do Executivo para 'acomodar' esta grande massa de brasileiros recém incluídos em termos de infra-estrutura, emprego, saude, educação etc? Avaliar o quadro atual, usando apenas o ponto de vista ou 'inteligência' política, chega-se realmente a um país de todos. O Brasil, sendo ou não um 'país de todos', é o que é, principalmente devido à forma equivocada de ação política e não em razão de frases genéricas."

WALDIR DE SOUSA RESENDE (Suzano, SP)

-

Brasília

"Em menção à opinião do sr. Nilton Maria ('Painel do Leitor', 29/11), gostaria de manifestar que, além de equivocada, é de uma miopia gravíssima. Generalizar da forma como fez já demonstra a falta de conhecimento sobre o cenário político brasileiro.
Brasília é uma cidade de pessoas trabalhadoras, dignas e honestas. Em pouco menos de meio século de existência criou uma identidade única, moldada a partir da mistura das diferentes culturas brasileiras. Brasília é a cidade com o melhor índice de desenvolvimento humano e maior nível de escolaridade no país. Os brasilienses são orgulhosos da sua origem.
Faltou, portanto, ao leitor, compreender Brasília como a capital do nosso Brasil, onde representantes dos Estados, os políticos, se reúnem para 'conduzir' a nação. É para esse palco, às vezes de circo, que os artistas picaretas vêm, avalizados pelos votos dos eleitores dos seus respectivos Estados, produzir o lamentável espetáculo da corrupção, roubalheira, paternalismo, clientelismo etc. Alegria para nós, moradores de tão bela capital que, nos finais de semana, ou melhor, nas quintas-feiras, retornam todos os palhacinhos para os seus antros e nos deixam em paz.
Tudo isso para lembrar ao caro leitor que a corrupção é um mal do Brasil, do qual somos todos culpados, sem exceção. Brasília, contudo, resplandece grandiosa e justa, em falta, contudo, de bons hóspedes em sua Praça dos Três Poderes."

JULIANA LOPES (Brasília, DF)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página