Descrição de chapéu Café da Manhã

Os governadores ameaçados por processos de impeachment; ouça podcast

Por vias judiciais, Wilson Witzel (RJ) e Wilson Lima (AM) ganham tempo enquanto ações correm nos estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em menos de 30 anos, o brasileiro assistiu a dois afastamentos de presidentes do cargo. Fernando Collor de Mello (1990-1992) e Dilma Rousseff (2011-2016) caíram diante de processos contra eles.

Mas não é só o ocupante do Executivo federal que pode ser alvo de impeachment. Nos estados, o assunto costuma surgir nas assembleias legislativas, e o desfecho em que o mandatário vai a julgamento por crime de responsabilidade é raro.

Costuras políticas e saídas jurídicas costumam ajudar governadores a se salvar. Atualmente, Wilson Lima e Wilson Witzel, ambos do PSC, estão na fase de tentar ganhar tempo nas assembleias legislativas onde são investigados.

O episódio desta terça-feira (14) ouviu os repórteres da Folha Fabiano Maisonnave, do Amazonas, e Ana Luiza Albuquerque, do Rio de Janeiro, estados cujos governadores enfrentam processos de impeachment. A jornalista Carolina Linhares, por sua vez, resume os processos de afastamento contra chefes dos Executivos estaduais registrados na história política do Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.