Descrição de chapéu Café da Manhã STF

A conduta de Augusto Aras nos casos envolvendo Bolsonaro e seus aliados; ouça podcast

Procurador-geral já foi cobrado por ministros do STF e é apontado como suspeito de prevaricação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, tem sido cobrado em diversas frentes por sua conduta em casos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

Em diversas ocasiões, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) apontaram o silêncio de Aras e determinaram que ele se manifestasse sobre pedidos para investigar o presidente e seus aliados. Nas últimas semanas, o procurador recebeu essas cobranças dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Na semana passada, um grupo de subprocuradores-gerais aposentados pediu ao Conselho Superior do Ministério Público Federal que Aras seja investigado criminalmente por suspeita de prevaricação em sua conduta à frente da Procuradoria-Geral da República. Segundo eles, o procurador estaria atuando para blindar Bolsonaro.

O Café da Manhã desta quarta-feira (18) ouve um dos autores dessa representação, Cláudio Fonteles, que foi procurador-geral da República de 2003 a 2005. Ele fala sobre o papel do Ministério Público e explica as cobranças feitas a Aras.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.