Por que a conta de luz vai ficar mais cara (de novo); ouça podcast

Com crise hídrica, governo criou nova bandeira tarifária para cobrir gastos com termelétricas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil passa por uma crise hídrica histórica. Os reservatórios das usinas hidrelétricas estão no nível mais baixo em 91 anos, e o governo tem acionado termelétricas pra compensar a queda na produção —uma solução mais poluente e muito mais cara. Com isso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou uma nova bandeira tarifária para cobrir os custos, que deve aumentar em cerca de 7% o preço da conta de luz.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu em rede nacional que a população economize energia, uma estratégia para evitar um racionamento —medida que o governo evita para não prejudicar as chances de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Na TV, o ministro pediu um esforço para apagar luzes, passar menos roupa e tomar banhos mais rápidos.

No episódio desta quinta-feira (2), o Café da Manhã conversa com o repórter Nicola Pamplona para explicar por que a conta de luz não para de subir —e se adianta mesmo tirar a TV da tomada para reduzir o consumo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Angela Boldrini, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.