Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Nova temporada de Meu Inconsciente Coletivo leva personagens de séries para o divã

Tati Bernardi e psicanalistas analisam protagonistas de sucessos como 'Girls', 'Fleabag' e 'Euphoria'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de se debruçar sobre grandes personagens da literatura, o podcast Meu Inconsciente Coletivo retorna para a quinta temporada a partir desta sexta-feira (29) levando ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes.

Em oito episódios, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi convida psicanalistas para analisar personagens que foram fundamentais na sua formação como escritora, estudante de psicanálise e, como ela brinca, "neurótica de carteirinha".

"Achei que os psicanalistas convidados, sabidamente grandes leitores, demorariam a sugerir séries, em detrimento da agilidade com a qual sugeriram livros, mas foi divertido ver que estavam todos empolgadíssimos para falar de entretenimento, e que séries como 'I May Destroy You' e 'White Lotus' foram pedidas pela maioria deles", diz Tati.

O primeiro episódio trata de Hannah Horvath, personagem de Lena Dunham na série "Girls", da HBO. A convidada é a psicanalista Marielle Kellermann Barbosa, formada pela USP e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Ouça o podcast:

"A Hannah tinha um sintoma que era quase impeditivo da vida dela", diz Marielle ao relembrar a obsessão da protagonista com o número oito e a repetição compulsiva de algumas ações. "É algo que vai levando a pessoa a uma situação que vai impedindo a vida, esse grau de sofrimento. O sintoma obsessivo é uma defesa, ele vai tentando dar conta de uma angústia. A questão é a gente tentar entender que angústia é essa que está por trás."

Participam ainda da temporada os psicanalistas Rodrigo Alencar, Maíra Marcondes Moreira, Renally Xavier, Clarice Pimentel Paulon, Rafael Alves Lima, João Haddad e Fabiane Secches.

Além das séries já citadas, personagens de "Euphoria", "Fleabag", "Cenas de um Casamento", "A Amiga Genial" e do filme "Parasita" também estarão no divã da quinta temporada do Meu Inconsciente Coletivo.

Os novos episódios do podcast são publicados as sextas, às 8h. As quatro primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos principais aplicativos. Elas tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

MEU INCONSCIENTE COLETIVO
QUANDO sextas, às 8h
ONDE nas principais plataformas de podcast

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.