Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast explica por que acusação de Tacla Duran contra Moro voltou à tona

Advogado repete denúncia de 2017 e caso se torna alvo de debate político contra ex-juiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma audiência na 13ª Vara Federal de Curitiba nesta semana trouxe novamente à tona uma acusação contra o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Em depoimento ao juiz Eduardo Appio, que conduz processos remanescentes da Lava Jato, o advogado Rodrigo Tacla Duran repetiu denúncias feitas em 2017 contra Moro e o ex-procurador e hoje deputado federal, Deltan Dallagnol.

O advogado foi ouvido em uma ação na qual é réu, no âmbito da operação, acusado de lavagem de dinheiro. Ele era considerado foragido até este mês, quando Appio revogou a prisão preventiva que tinha sido decretada por Moro.

Tacla Duran acusa um amigo do ex-juiz de extorsão e afirma que Moro agiu de modo parcial em relação a ele e que Deltan o perseguiu, por não ter aceitado o pedido de pagamento. O advogado diz ter fotos e áudios como prova. Moro e Deltan negam irregularidades e dizem que investigações anteriores já descartaram as alegações.

Appio decidiu que a ação deve ser remetida ao Supremo Tribunal Federal, devido ao foro especial do ex-juiz e do ex-procurador. Nesta quarta-feira (29), Moro disse que quer que o caso seja analisado na primeira instância, mas apontou suspeição de Appio.

O Café da Manhã desta quinta-feira (30) explica os detalhes da denúncia de Tacla Duran contra Moro, conta por que ela voltou à tona agora e analisa o possível uso político da história. O podcast conversa com Felipe Bächtold, editor-assistente de Política da Folha, e Catarina Scortecci, repórter em Curitiba.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.