Podcast trata dos interesses na abertura de uma CPI sobre os ataques de 8/1

Depois da queda do ministro Gonçalves Dias, do GSI, governo muda postura e defende comissão de investigação no Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Lula, que vinha tentando evitar a existência de uma CPI sobre os ataques golpistas, agora apoia a criação da comissão no Congresso. Depois que imagens da invasão ao Planalto sugeriram a omissão de agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e causaram a queda do general Gonçalves Dias, a base do governo tenta controlar a CPI mista e minimizar estragos.

Para isso, o Palácio do Planalto vai precisar construir acordos, por exemplo, com o bloco capitaneado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A CPI deve ser lida nesta semana pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A oposição vem se articulando há meses para a abertura da comissão, com a expectativa de expor a teoria de inação do governo Lula contra os ataques de 8 de janeiro.

A CPMI deve acontecer em paralelo à investigação em curso na Polícia sobre os atos golpistas. Na sexta-feira (21), o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento de mais 4 horas e meia na sede da PF em Brasília.

Nesta segunda-feira (24), o Café da Manhã aborda os diferentes interesses na abertura de uma CPI sobre o 8 de janeiro. O repórter da Folha em Brasília Ranier Bragon explica qual deve ser o foco de uma investigação no Congresso e discute o possível impacto político dela.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.