Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: como investigação sobre aliados de Lira pode atingir presidente da Câmara

Polícia Federal investiga desvios ligados a kits de robótica para escolas; deputado nega envolvimento no caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A exoneração de Luciano Cavalcante na Câmara, confirmada nesta segunda-feira (5), foi um dos principais desdobramentos até aqui de uma investigação da Polícia Federal que mira desvios em contratos para a compra de kits de robótica em cidades de Alagoas com verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O caso foi revelado pela Folha.

Na última quinta (1º), a PF deflagrou uma operação no âmbito da investigação que teve como alvos aliados do presidente da Câmara —entre eles Cavalcante, auxiliar mais próximo de Arthur Lira e que atuava como assessor da liderança do PP na Casa. Lira afirma que não tem relação com os acontecimentos nem se sente afetado por eles.

Nesta segunda, reportagem da Folha mostrou que, segundo a PF, o presidente da Câmara usou na campanha de 2022 uma picape que foi monitorada pela corporação durante uma entrega de dinheiro ligado aos supostos desvios. O uso do veículo foi registrado na prestação de contas à Justiça Eleitoral. No centro da apuração sobre as irregularidades na compra dos kits está a Megalic, empresa de outro aliado de Lira.

A operação da PF ocorreu um dia após a votação da medida provisória que reorganizava a Esplanada dos Ministérios —ápice da tensão entre Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A coincidência não contribuiu para amenizar o clima. Nesta segunda, os dois se encontraram; Lira negou que haja tensão, mas reforçou recados ao Planalto.

O Café da Manhã desta terça (6) explica os desdobramentos da operação Hefesto, da PF, e como ela pode respingar em Lira. O podcast entrevista o repórter da Folha em Brasília Fabio Serapião.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.