Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast discute fim da gestão de Aras na PGR e o futuro do Ministério Público Federal

Lula diz que não tem pressa para indicação; procurador-geral se despediu com elogio de Toffoli a discrição e silêncio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O penúltimo dia de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República foi marcado por um discurso dele exaltando a própria gestão —que "manteve o equilíbrio democrático no país", segundo ele— e elogios de colegas e do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Para o magistrado, "talvez não teríamos democracia" sem o silêncio de Aras.

As falas contrastam com as críticas dirigidas ao procurador-geral ao longo do mandato, pelo que foi visto como omissão em relação a suspeitas sobre Jair Bolsonaro (PL) —em especial ligadas à pandemia, à área ambiental e aos ataques à democracia. O ex-presidente indicou Aras ao posto em 2019 e o reconduziu dois anos depois.

Essa postura da PGR frente à gestão Bolsonaro contribuiu para que Lula (PT) indicasse que não pretende reconduzir Aras. Os favoritos são o subprocurador-geral Antonio Carlos Bigonha, que tem apoio de uma ala do PT, e o procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco, apadrinhado pelos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Nenhum deles integra a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República, mecanismo que Lula usou para indicações à PGR em seus mandatos anteriores.

O Café da Manhã desta terça-feira (26) discute as marcas de Augusto Aras na PGR, debate o modelo de escolha do procurador-geral e analisa que perfil deve ter a chefia do Ministério Público Federal agora. O podcast entrevista o cientista político Fábio Kerche, professor da UniRio que estuda o tema há mais de 30 anos. Ele é autor do livro "Virtude e Limites — Autonomia e Atribuições do Ministério Público no Brasil".

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.