Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Podcast: como guerra Israel-Hamas abastece polarização no Brasil

Críticas de direita e esquerda a nota de Lula e debates na Câmara e nas redes evidenciam uso político do conflito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As reações no Brasil à guerra entre Israel e Hamas têm evidenciado as posições contundentes que costumam marcar o debate sobre a histórica questão israelo-palestina —e, no mundo político, mostrado como o conflito aberto de agora pode ser usado para abastecer a polarização.

A primeira nota do presidente Lula (PT) sobre os ataques terroristas de sábado (7), por exemplo, se tornou alvo de críticas tanto da direita quanto de alas da esquerda. O petista se disse chocado com as ações e exortou os diálogos por uma solução que contemple a criação de um Estado palestino.

O fato de o texto não ter citado o Hamas foi atacado por políticos como Sergio Moro (União Brasil) e Jair Bolsonaro (PL) —que ainda tentou estabelecer uma associação, sem comprovação, do grupo com Lula. Já a classificação dos ataques como terroristas se tornou alvo de nomes como o ex-ministro José Dirceu.

Na Câmara dos Deputados, Carla Zambelli (PL-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ) também trocaram insultos sobre o Hamas, e Guilherme Boulos (PSOL-SP) fez um discurso para afastar uma fala ambígua a respeito do grupo terrorista palestino. O debate também tem aparecido muito nas redes sociais desde a eclosão da guerra.

No episódio desta quarta-feira (11), o Café da Manhã discute como a política brasileira se apropria e faz uso da guerra entre Israel e Hamas. O podcast entrevista Fábio Zanini, editor da coluna Painel, da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Gabriela Mayer, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.