Descrição de chapéu Folha na Sala

Qualidade de ensino para poucos não é qualidade, diz ex-presidente do Inep

Chico Soares afirma ao podcast Folha na Sala que governos não podem ignorar jovens que estão fora da escola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As taxas de abandono escolar no Brasil aumentam de acordo com a evolução de idade dos alunos. Começam com 0,5% nos anos iniciais do ensino fundamental e chegam a 6,5% no ensino médio. Mas esses percentuais escondem um dos maiores desafios do país: a evasão escolar. Ela ocorre quando o aluno abandona em determinado ano letivo e não se matricula no ano seguinte.

Números recentes mostram que mais de 1 milhão de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão longe das salas de aula. O quarto episódio desta temporada do Folha na Sala vai debater por que a permanência escolar deve ser um critério central do debate sobre qualidade educacional.

Para isso, o podcast de educação da Folha conversa com o professor Chico Soares, ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e um dos maiores especialistas em estatísticas educacionais do país.

Ele ressalta a importância de que governos levem em conta nos indicadores de qualidade a serem perseguidos as chamadas trajetórias educacionais —uma dimensão de análise que acompanha se alunos têm evoluído regularmente da 1ª série do fundamental até o fim do ensino médio.

O objetivo é que crianças e jovens fora da escola não sejam ignorados. "Qualidade para poucos não é qualidade", afirma Chico Soares.

A sexta temporada do Folha na Sala tem o apoio do Itaú Social e do Sesi-SP e discute o que nós, enquanto sociedade, queremos da escola. Dez episódios vão abordar como alunos, famílias, comunidades, professores, gestores e Estado podem se engajar na melhoria do ensino. As histórias serão contadas também em edições de newsletter.

O podcast é produzido e apresentado pelos jornalistas Juliana Deodoro, que também participou das últimas quatro temporadas, e Paulo Saldaña, repórter da Folha em Brasília que estreia na condução do programa. A coordenação é de Magê Flores e Daniel Castro. Gabriela Mayer faz a supervisão do roteiro, e a edição de som é de Luan Alencar.

No ar desde 2019, o Folha na Sala já debateu casos de sucesso na educação, os impactos da pandemia, os desafios da reabertura das escolas, a história de grandes educadores brasileiros, a democratização da escola pública e o que forma bons professores.

ilustração em tons de azul claro mostra as carteiras de uma sala de aula na perspectiva isométrico com contorno
Na sexta temporada, podcast Folha na Sala debate a escola que queremos - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.