Podcast explica ataques iranianos e discute futuro do conflito com Israel

Irã alertou Tel Aviv para não revidar e gabinete de Israel ficou dividido sobre retaliação; G7 e ONU pedem moderação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do ataque que o Irã fez a Israel, o premiê Binyamin Netanyahu afirmou que conteve a ofensiva e prometeu vitória. O gabinete de guerra israelense, que se reuniu neste domingo (14) para discutir as próximas ações, terminou sem uma decisão. Mais cedo, um comunicado oficial tinha avisado que a resposta virá e que o preço ao Irã será cobrado "na forma e no momento certo". Teerã já alertou sobre uma "resposta muito maior" se houver qualquer reação.

A ofensiva com centenas de drones e mísseis –a grande maioria interceptada por Israel e aliados– e a possibilidade de escalada no conflito movimentaram líderes de todo o mundo. Rússia, China, Egito, Emirados Árabes Unidos e Omã pediram moderação.

O G7, grupo que reúne as sete economias mais industrializadas do Ocidente, condenou o ataque iraniano e defendeu um "cessar-fogo imediato" em Gaza. O Conselho de Segurança da ONU teve uma sessão de emergência. O secretário-geral, António Guterres, instou os países a terem "o máximo de comedimento".

O podcast Café da Manhã explica nesta segunda-feira (15) a ofensiva do Irã, analisa como ela impacta a situação de Israel e discute o que pode vir agora. O entrevistado do episódio é o jornalista Diogo Bercito, especializado em estudos árabes e ex-correspondente da Folha em Jerusalém.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado por Magê Flores e tem produção de Carolina Moraes. A edição de som é de Raphael Concli.

Os ouvintes dos podcasts da Folha agora podem se manter atualizados da produção em áudio do jornal por um canal no WhatsApp, como lançamentos de programas e episódios de destaque. Para participar, basta acessar a aba Canais no WhatsApp e digitar "Folha Podcasts" no campo de pesquisa ou clicar aqui. Depois, é só clicar no símbolo "+" que aparece ao lado. As publicações não aparecem no feed de conversas, mas na aba "Atualizações".

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.