Podcast discute se pressão sobre Israel pode mexer na guerra contra Hamas

Aliados como EUA sobem tom após ataque a ONG, e protestos internos contra premiê voltam a ganhar força

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No fim de semana que marcou os seis meses da guerra com o Hamas na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, foi novamente alvo de grandes protestos nas ruas do país. Os atos pedem esforços maiores para o resgate de reféns ainda sob posse do grupo terrorista e a convocação de novas eleições.

Netanyahu viu as críticas ao governo dele subirem de tom —inclusive de aliados, como os Estados Unidos— desde que um bombardeio com drone atingiu veículos de uma ONG de assistência humanitária em Gaza. O governo reconheceu o caso como um erro grave, e o premiê disse que "isso acontece em tempos de guerra".

Em meio à pressão crescente, Israel fez recuos pontuais: autorizou a reabertura de duas passagens para envio de ajuda humanitária, anunciou a demissão de dois militares no âmbito da investigação sobre o ataque à ONG e, neste domingo (7), reduziu o número de tropas no sul de Gaza citando "preparação para ações futuras". Ainda assim, Netanyahu rejeita passos maiores. Ele é contra novas eleições e tem reafirmado os planos de atacar a cidade de Rafah, último refúgio de metade da população de Gaza.

O episódio desta segunda-feira (8) do Café da Manhã faz um balanço dos seis meses de guerra. Karina Calandrin, pesquisadora do Instituto de Relações Internacionais da USP e professora do Insper e da Universidade de Sorocaba, discute como as pressões renovadas sobre o governo israelense mexem com o futuro do conflito.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Daniel Castro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.

Os ouvintes dos podcasts da Folha agora podem se manter atualizados da produção em áudio do jornal por um canal no WhatsApp, como lançamentos de programas e episódios de destaque. Para participar, basta acessar a aba Canais no WhatsApp e digitar "Folha Podcasts" no campo de pesquisa ou clicar aqui. Depois, é só clicar no símbolo "+" que aparece ao lado. As publicações não aparecem no feed de conversas, mas na aba "Atualizações".

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Magê Flores , Laila Mouallem , Carolina Moraes , Thomé Granemann , Victor Lacombe e Gustavo Simon
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.