Podcast: o uso do conceito de liberdade de expressão no embate entre Musk e Moraes

Caso inflamou a direita em torno da bandeira; políticos e empresário acusam ministro de censura por bloquear perfis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na defesa que políticos da direita fizeram de Elon Musk, em meio ao embate que o empresário trava com o ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal), o conceito de liberdade de expressão voltou a aparecer com força.

Esse campo acusa o magistrado de censura ao determinar o bloqueio de contas em redes sociais como o X —justamente o que está por trás da ofensiva de Musk. Moraes intensificou a medida a partir da eleição de 2022, com a justificativa de que os donos dos perfis violam a lei ao espalhar desinformação e incentivar atos antidemocráticos.

Na esquerda, incluindo setores do governo Lula, o embate se converteu na cobrança pela retomada da regulação das redes sociais. Nesta terça (9), a Câmara decidiu enterrar o PL das Fake News e iniciar a discussão de um novo texto.

O Café da Manhã desta quarta-feira (10) trata da instrumentalização do conceito de liberdade de expressão, de olho no embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes. A antropóloga Isabela Kalil, coordenadora do Observatório da Extrema Direita, explica como a direita brasileira usa essa bandeira pra se inserir numa rede internacional.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem, Lucas Monteiro e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Magê Flores , Gustavo Simon , Daniel E. de Castro , Carolina Moraes , Laila Mouallem , Lucas Monteiro , Victor Lacombe e Thomé Granemann
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.