Descrição de chapéu Café da Manhã Chuvas no Sul

Podcast analisa como o agronegócio vê a tragédia climática no Rio Grande do Sul

Impacto das chuvas supera R$ 1,3 bi para o setor; flexibilização de leis ambientais beneficiou produtores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

chegam a R$ 1,3 bilhão os prejuízos para a agricultura e a pecuária do Rio Grande do Sul depois da tragédia climática que atingiu 85% do estado. A estimativa é da Confederação Nacional de Municípios —o prejuízo total da catástrofe ainda é desconhecido.

O agronegócio tem relevância na economia local, e representa 15% do PIB gaúcho. O Rio Grande do Sul responde por 71% da produção nacional de arroz e está entre os maiores fornecedores de trigo, carne suína e frango. No caso do arroz, o governo federal editou uma medida provisória que autoriza a importação de até 1 milhão de toneladas do alimento.

A tragédia climática em curso no sul não chama a atenção para o agronegócio apenas pelo impacto potencial na mesa dos brasileiros, mas também porque parte relevante do setor tem atuado em oposição a medidas de proteção ambiental —que abrandam os efeitos da emergência climática. No caso gaúcho, a flexibilização recente de leis ambientais beneficiou produtores rurais.


O episódio desta terça-feira (14) do Café da Manhã discute como o agro tem sido impactado pela tragédia climática no Rio Grande do Sul e como o setor olha para a crise climática —e para o risco de novas catástrofes. O podcast ouve Mauro Zafalon, que assina na Folha a coluna Vaivém das Commodities.

Doações para o SOS Rio Grande do Sul podem ser feitas por Pix. A chave é o CNPJ 92.958.800/0001-38. O endereço do Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, em Porto Alegre, é: av. Joaquim Porto Villanova, 201; o telefone para contato é (51) 3210-4255. Você pode ver aqui mais formas de ajudar.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Daniel Castro e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
Gabriela Mayer , Gustavo Simon , Lucas Monteiro , Daniel E. de Castro e Thomé Granemann
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.