Podcast: a eleição no Parlamento Europeu e o avanço da ultradireita no mundo

Resultado eleva pressão sobre líderes de França e Alemanha; analistas ponderam poder de influência de partidos radicais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A votação expressiva da ultradireita na eleição para o Parlamento Europeu abalou a política interna de vários países do bloco.

Na França, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, chamou de preocupante a decisão de Emmanuel Macron de dissolver o Parlamento a poucos dias das Olimpíadas —o partido dele recebeu a metade dos votos da oposição liderada por Marine Le Pen. Na Alemanha, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), segundo mais votado, afastou um de seus líderes, envolvido em escândalos e falas simpáticas ao nazismo.

A eleição elevou a pressão sobre os líderes das duas maiores economias do bloco e mostrou a consolidação do avanço da ultradireita, mas analistas têm dúvidas sobre como a corrente vai conseguir influir no Parlamento Europeu. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a coalizão centrista servirá de bastião contra extremismos; o bloco deve manter maioria confortável de mais de 400 assentos (são 720 ao todo).

No episódio desta terça-feira (11) do Café da Manhã, o professor de relações internacionais da PUC-SP David Magalhães, coordenador do Observatório da Extrema Direita, analisa os efeitos da votação em diferentes países e explica como o avanço da direita radical na Europa se relaciona com a expansão dessa corrente política no mundo

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Gabriela Mayer , Carolina Moraes , Lucas Monteiro , Thomé Granemann e Gustavo Simon
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.