Falha humana lidera causas de acidentes com a série King Air
As investigações da Aeronáutica sobre dez acidentes e incidentes graves ocorridos nos últimos dez anos com aviões King Air revelaram que, em sete dos casos, a falha humana esteve entre os principais fatores que contribuíram para a queda.
Os acidentes e incidentes causaram a morte de nove pessoas ao todo.
Os dez casos considerados pela Folha a partir dos relatórios do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) são de aviões da mesma série C90.
O avião em que Teori Zavascki e mais quatro pessoas morreram na quinta-feira (19) era um modelo C90GT. Dos dez casos ocorridos entre 2006 e 2015, seis eram C90A, três, C90 e outros dois, GTi. Há diferenças entre os modelos, mas são considerados da mesma "família" do turboélice fabricado pela empresa norte-americana Beechcraft.
No mesmo período de dez anos, houve outros acidentes com King Air da série C90, como o ocorrido em janeiro de 2016 e que matou duas pessoas também próximo a Paraty (RJ). O relatório final sobre esse acidente, contudo, ainda não foi liberado pelo Cenipa.
Nas investigações, o Cenipa faz uma análise sobre os fatores que contribuíram para o acidente e lista recomendações para evitar repetição dos erros. Os relatórios analisam os fatores humanos, materiais, concernentes à aeronave, e os relativos aos órgãos de tráfego aéreo.
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OS ACIDENTES COM O KING AIR
Centro de investigação da Aeronáutica aponta falha humana em quedas do King Air
Data: 15.mai.2006
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O que houve: Em pouso de emergência com um motor inoperante, a aeronave ultrapassou os limites da pista e caiu em um barranco
Ocupantes: 1 piloto e 7 passageiros
Mortes: 0
Origem: Campo de Marte (SP)
Destino: Ribeirão Preto (SP)
Causas apontadas: avaria em palheta de motor
Recomendação: melhorias em manutenção
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Data: 13.jun.2009
O que houve: Em aproximação final para pouso, avião tocou em monte de terra e chocou-se contra um carro. Piloto relatou chuva
Ocupantes: 1 piloto e 2 passageiros
Mortes: 0
Origem: Belo Horizonte (MG)
Destino: Nanuque (MG)
Causas apontadas: Execução de uma curva acentuada, pelo piloto, na aproximação final; "falta de atenção às condições de voo visual"; clima adverso
Recomendação: reforçar orientação a tripulantes sobre instruções de descida; melhorias no aeródromo
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Data: 26.ago.2009
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O que houve: Nos procedimentos de partida, perdeu controle em solo, se movimentou e colidiu contra 3 aviões estacionados no pátio
Ocupantes: 2 pilotos e 1 mecânico
Mortes: 0
Origem: Congonhas-SP
Destino: Rio de Janeiro
Causas apontadas: manutenção indevida por mecânico tripulante
Recomendação: divulgar o relatório em palestras e cursos de formação de profissionais do setor
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Data: 30.abr.2010
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O que houve: durante corrida para a decolagem, houve desprendimento da carenagem superior do motor direito
Ocupantes: 2 pilotos e 6 passageiros
Mortes: 0
Origem: Salvador (BA)
Destino: Porto Seguro (BA)
Causas apontadas: Falha em operação do fecho da carenagem
Recomendação: "Divulgar este relatório final, alertando para a observação"
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Data: 12.dez.2010
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O que houve: Na aproximação final para pouso, avião sofreu forte turbulência e caiu em uma plantação de soja; chovia muito
Ocupantes: 2 pilotos e 5 passageiros
Mortes: 0
Origem: Uberaba (MG)
Destino: Londrina (PR)
Causas apontadas: "Prejuízo ao foco de atenção aos procedimentos de pouso"; "excessiva confiança no piloto"
Recomendação: Divulgar a investigação aos operadores da aviação geral
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Data: 20.abr.2012
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O que houve: durante o pouso, após o piloto declarar emergência, avião colidiu contra o solo a 180 m da cabeceira da pista
Ocupantes: 1 piloto
Mortes: 1
Origem: Jundiaí
Destino: Jundiaí
Causas apontadas: Pouca experiência do piloto; "pode ter aplicado comando de pedal de forma inadequada"
Recomendação: Reavaliar o nível de fiscalização de modo a impedir violações verificadas
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Data: 9.jun.2012
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O que houve: No voo, piloto disse ter ouvido barulho no motor esquerdo e por isso o cortou. Fez pouso de emergência em Varginha (MG)
Ocupantes: 2 pilotos e 2 passageiros
Mortes: 0
Origem: São Paulo
Destino: Lavras (MG)
Causas apontadas: Vazamento de óleo lubrificante e despalhetamento do motor
Recomendação: Não houve
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Data: 03.fev.2013
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O que houve: Meia hora após a decolagem, avião perdeu contato com controle aéreo e caiu em área rural em Cândido Mota (SP)
Ocupantes: 1 piloto e 4 passageiros
Mortes: 5
Origem: Maringá (PR)
Destino: Congonhas (SP)
Causas apontadas: Condições metereológicas adversas, causando "formação de gelo na aeronave"; porém o piloto teve problemas de atenção e percepção
Recomendação: Reforçar treinamento em cursos aprovados por setores governamentais
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Data: 03.dez.2013
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O que houve: Falha na luz de indicação de trem de pouso; em solo, houve recolhimento anormal do trem, colidindo com pás da hélice
Ocupantes: 1 piloto e 3 passageiros
Mortes: 0
Origem: Curitiba (PR)
Destino: Curitiba (PR)
Causas apontadas: "Esquecimento do piloto"; "procedimentos de emergência foram omitidos, apesar da experiência do piloto no modelo"
Recomendação: Não houve
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Data: 07.jun.2015
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O que houve: ao final de uma manobra arriscada para decolagem, a aeronave entrou em parafuso e caiu sem controle
Ocupantes: 2 pilotos e 1 passageiro
Mortes: 3
Origem: Belo Horizonte (MG)
Destino: Setubinha (MG)
Causas apontadas: Cenipa paralisou investigação porque houve 'níveis de segurança abaixo dos mínimos aceitáveis estabelecidos pelo Estado brasileiro'
Recomendação: Não houve
Livraria da Folha
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