Descrição de chapéu Eleições 2018

'Desde que resolva o Rio, ótimo', diz Maia sobre Temer lançar candidatura

Presidente da Câmara afirmou que trabalha para que a intervenção tenha sucesso

Carolina Linhares
Belo Horizonte
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse não ver problema em que a intervenção federal no Rio crie condições para que o presidente Michel Temer (MDB) seja candidato à reeleição, desde que haja de fato solução para a violência e que a ação não tenha sido feita com base na eleição.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) - Adriano Machado - 19.fev.2018/Reuters
"Só espero que a decisão não tenha sido baseada na eleição, mas as consequências dela, se levarem o presidente a isso e com o resultado positivo, bom para o Rio de Janeiro. Isso é o mais importante", afirmou durante entrevista à imprensa em Belo Horizonte (MG). 
 
Maia esteve na capital mineira acompanhado do ministro da educação, Mendonça Filho, para assinar uma transferência de R$ 17,5 milhões em recursos federais para a rede municipal de educação.
 
O deputado afirmou que trabalha para que a intervenção tenha sucesso. O plano foi aprovado pelo Congresso nesta semana. 
 
"O que eu espero é que efetivamente a intervenção no Rio tenha um diagnóstico claro, um planejamento claro e um resultado positivo. Se isso gerar condições para que o presidente seja candidato, ótimo", completou. 
 
Para Maia, a viabilização da candidatura de Temer "significa que nós tivemos sucesso, a sociedade teve sucesso, a intervenção teve sucesso". 
 
"Depois de mais de 30 anos, desde que eu tenho dez anos, que esse assunto é pauta no meu Estado, se ele tiver uma solução mínima e isso gerar as condições de o presidente ser candidato, não tenho nenhum problema com isso."
 
O presidente da Câmara afirmou ainda que nunca conversou com Temer a respeito da candidatura, mas que "é um direito legítimo". "Todo brasileiro apto a votar está apto a ser votado. É um direito que todo brasileiro tem."
 

Maia e Mendonça evitaram comentar sobre as eleições presidenciais e também as eleições em Minas ---há chance de que o deputado Rodrigo Pacheco (MDB-MG) saia candidato pelo DEM no Estado.

Ainda assim, o ministro defendeu o nome do deputado para a corrida ao ser questionado sobre apoiar o candidato do PSDB. “Eu defendo e o partido defende claramente o nome de Rodrigo Maia como candidato a presidente da República. [...] Essa posição não é só minha é de todo o Democratas”, disse.

A candidatura de Maia será oficializada na convenção do partido, no dia 8 de março, quando o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), assumirá a presidência da sigla.

Sobre a especulação de que o ministro poderia ocupar o lugar de vice na chapa do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), Maia brincou: “Ele pode ser meu vice, não do Alckmin”.

Maia disse ser importante que o Parlamento saia de Brasília e conheça a realidade das cidades para justificar sua presença em BH. Cotado para o Planalto, ele disse “ter participado de eventos em outras cidades”.

O evento foi acompanhado também pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS), pelo vice-presidente da Câmara e coordenador da bancada mineira, Fábio Ramalho (MDB-MG), e por deputados federais.

Os recursos transferidos ao município de Belo Horizonte vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e servirão para comprar 35 ônibus escolares, construir dez quadras cobertas, comprar equipamentos de informática e instrumentos musicais.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.