Descrição de chapéu Eleições 2018

Ao filiar Meirelles ao MDB, Temer diz que Constituição foi feita para evitar autoritarismo

Durante a cerimônia, o partido adotou tom de pré-campanha eleitoral, com direito a jingle

Talita Fernandes Marina Dias
Brasília

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (3) que a Constituição Federal foi feita para evitar que o Brasil pudesse resvalar no autoritarismo. Ele declarou que os deputados que escreveram o texto —grupo do qual ele fez parte— optaram por escolher a expressão de que o Brasil é um Estado Democrático de Direito para enfatizar isso.

"Nós tínhamos tanta ansiedade para estabelecer uma estruturação do Brasil por um sistema normativo constitucional do qual não se pode desviar, sob a pena de resvalar para o autoritarismo, que nós enfatizamos para Estado Democrático de Direito”, disse.

A declaração foi feita durante evento do MDB para filiação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, à sigla. "E tenho certeza de que Meirelles incorporou essas ideias que são típicas do nosso MDB", disse.

Ato de filiação do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) ao MDB, partido do presidente Michel Temer
Ato de filiação do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) ao MDB, partido do presidente Michel Temer - Pedro Ladeira/Folhapress

Durante a cerimônia, o partido adotou tom de pré-campanha eleitoral, com direito a jingle. O Palácio do Planalto tenta viabilizar uma candidatura governista para as eleições de outubro. Ainda não há definição de quem ocupará o cargo. 

Temer confirmou recentemente que pretende concorrer à reeleição, mas a filiação de Meirelles também abre espaço para que o ministro possa ser o cabeça de chapa pelo MDB, caso a candidatura do presidente não se viabilize.

O emedebista adotou um discurso de defesa de seu governo durante a cerimônia, que acontece dias depois de vários de seus amigos terem sido presos por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) na operação Skala.

Esse é o segundo dia em que Temer fala em autoritarismo. Ao dar posse a novos ministros na segunda (2), o presidente fez uma crítica velada à ação da Polícia Federal autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF. 

Temer disse ainda ter assumido a Presidência da República por circunstâncias constitucionais, e que seu governo viveu um fenômeno curioso. 

"Durante as campanhas, as pessoas apresentam programas e, ao chegar ao governo, não mencionam", disse. Ao falar isso, ele disse que o MDB lançou o programa "Ponte para o Futuro", às vésperas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

"Apresentamos um programa para colaborar com o governo para mostrar que o MDB era um partido de ideia, e não apenas de política. Pensou-se que era um documento de oposição", disse. "Pela primeira vez alguém chega ao governo e executa um programa."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.