Descrição de chapéu Otavio Frias Filho

Empresários repercutem a morte de Otavio Frias Filho

Vítima de câncer, o jornalista, dramaturgo e ensaísta comandou a Folha durante 34 anos e modernizou a imprensa brasileira

São Paulo

Otavio​ Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo, morreu nesta terça-feira (21) de um câncer originado no pâncreas.

Otavio Frias Filho, Eliane Stephan (editora de Arte) e Marcos Augusto Gonçalves no dia do impeachment de Collor
Otavio Frias Filho, Eliane Stephan (editora de Arte) e Marcos Augusto Gonçalves no dia do impeachment de Collor - Svàrgio Tomisaki/Folhapress

Empresários e economistas repercutiram a notícia.

 

Roberto Setubal, copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco

"O Brasil perdeu o maior jornalista de sua geração, sem medo de ousar e sem se intimidar diante dos obstáculos que encontrou pelo caminho. Soube conduzir muito bem o desafio de assumir, desde cedo, o comando da Redação da Folha e colocou o jornal em um nível ainda mais elevado de prestígio e credibilidade. Deixa um legado importante para a história do jornalismo no Brasil.”
 

 

Pedro Moreira Salles, copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco

“Conheci pouco o Otavio, mas foi através do seu fundamental papel à frente da Folha de S.Paulo que aprendi a conhecer esta cidade, este estado e, por que não, o nosso Brasil. Fará muita falta.”

 

Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco

“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho. Convivi um pouco com ele na juventude e acompanhei, ainda que à distância, sua evolução. Sempre me impressionei com sua integridade e a força de suas ideias. Não tenho dúvidas de que Otavio deu enorme contribuição para o fortalecimento da imprensa brasileira e a construção da nossa democracia.”

 

Lázaro de Mello Brandão, presidente das empresas controladoras do Bradesco

"Lamentamos o falecimento de Otavio Frias Filho. Seu protagonismo na imprensa brasileira é inegável, pela qualidade da sua realização e pelo seu brilho intelectual. Foi um homem transformador. A vida que logrou construir honra a memória do seu pai, o saudoso Octavio Frias de Oliveira."

 

Luiz Carlos Trabuco, presidente do Conselho de Administração do Bradesco

"Otavio Frias Filho tinha duas características que se opunham. Na vida pessoal, discreto e tímido, mas na sua face intelectual e na vida profissional foi uma explosão de criatividade, engenhosidade e sofisticação cultural. É dele o redesenho do jornalismo brasileiro.

Com o Projeto Folha, Otavio estabeleceu regras impessoais para a produção de notícias. Com o 'Manual de Redação' da Folha, injetou um rigor inédito para a produção do texto jornalístico —no que foi seguido pelas principais Redações do país.

Trabalhou também no campo visual informativo, com a adoção sistemática de infográficos. No campo da dramaturgia, sua produção foi refinada, com textos poderosos —seja no resgate das tragédias gregas, seja para reproduzir textos crus sobre a miséria humana.

Perdemos, o Brasil e a sociedade brasileira, um homem notável, que deu sequência e dinamismo à obra do seu pai, Octavio Frias de Oliveira. Fica a memória de um brasileiro digno, um tipo humano raro, que fará muita falta.

Nós do Bradesco dedicamos condolências à família Frias, seus irmãos Luiz, Maria Cristina e Maria Helena, pela inestimável perda de Otavio Frias Filho."

 

Octavio de Lazari, presidente do Bradesco 

"Com profundo pesar, lamentamos o falecimento de Otavio Frias Filho. Sua ausência prematura destaca lembranças, lições e exemplos para a sociedade brasileira. Ele foi um permanente transformador, realizador e inovador da mídia impressa e eletrônica, como publisher e diretor de Redação da Folha de S.Paulo. Por mais de três décadas, Otavio abriu espaços, bateu recordes e, dia a dia, fez história. 

Sua obra funda um marco sólido na história da imprensa brasileira, estabelecido a partir da definição em apenas quatro palavras no Projeto Folha: crítico, apartidário, pluralista e moderno. Otavio levou a Folha a criar forte identidade com uma geração de leitores que nascia e crescia com aspirações de participar da redemocratização do país. 

Na década de 1990, conduziu o jornal à inédita tiragem de 1,5 milhão de exemplares, implantou inovações tecnológicas e aprofundou seu compromisso com a informação precisa e a diversidade de opiniões. 

Ao lado do irmão Luiz e das irmãs, Maria Cristina e Maria Helena, e à frente de milhares de colaboradores, Otavio cumpriu, com ganhos formidáveis, a missão delegada pelo seu pai, Octavio Frias de Oliveira, de fazer o grupo Folha da Manhã S.A. um sinônimo de credibilidade e sucesso comercial. A perda de Otavio é uma notícia triste a todos os brasileiros. Mas seu legado civilizatório é eterno." 

 

Sergio Rial, presidente do Santander Brasil

"É com profundo pesar que recebemos a notícia da precoce partida de Otavio Frias Filho. Responsável pela implantação do Projeto Folha, que modernizou o diário e o tornou o mais vendido do país, o jornalista e escritor deixa um legado de profissionalismo e pluralidade.

Assim como seu saudoso pai, será sempre lembrado como um dos grandes nomes da comunicação brasileira. Toda família Santander se solidariza com os familiares, amigos e colegas de trabalho."

 

Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil

"Uma perda precoce e lamentável. Perde o jornalismo, perde o Brasil. Nossos sentimentos, no Banco do Brasil, estão com a família neste momento de tristeza."

José Olympio Pereira, CEO Credit Suisse Brasil

"Otavio Frias Filho exerceu com maestria sua função de destaque no jornalismo brasileiro. Esteve à frente da construção do jornal que hoje é um rico espaço de debates de ideias, reafirmando diariamente o papel da imprensa como fundamental para a diversidade de opiniões e consolidação da nossa democracia. Meus mais sinceros sentimentos à família e à equipe de jornalistas da Folha de S. Paulo."

 

Murilo Portugal, presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos)

“Otavio Frias Filho assumiu muito cedo, com competência, a tarefa de dirigir um dos maiores jornais do país, o que fez com brilho e ousadia, ajudando a moldar o jornalismo contemporâneo no Brasil, com seu apreço à diversidade, à qualidade da informação, à sofisticação da análise e ao espírito crítico. A Febraban e bancos associados expressam seu pesar e sua solidariedade com a família e amigos desse brasileiro que exerceu com dedicação um importante papel na construção de nossa democracia.”

 

Ivan Monteiro, presidente da Petrobras

“Otavio Frias Filho teve um papel de destaque no jornalismo, na prática do pluralismo de opinião e, consequentemente, na democracia. Entre os muitos marcos da Folha sob sua direção, destaco o fato de ter sido o primeiro jornal na América Latina a ter um ombudsman, exercendo autocrítica e responsabilidade.”

 

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ​

"Em nome de seu presidente, diretores e empregados, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lamenta profundamente o falecimento de Otavio Frias Filho, diretor de Redação do jornal Folha de S.Paulo, aos 61 anos de idade, nesta terça-feira (21), em São Paulo, e se solidariza junto à família. 

A história fará justiça a Frias, reconhecendo os desafios superados e as inovações implantadas nas empresas e nos veículos sob sua gestão, em especial no jornal Folha de S.Paulo, que, nos últimos 30 anos, firmou-se como referência nacional de jornalismo." 

 

 Fabio Schvartsman, presidente da Vale

“Otavio foi um brasileiro exemplar e jornalista incansável na busca pela democracia. Deixa um legado que nos enche de orgulho e que será perpetuado por todos nós.”

 

Bernardo Pinto Paiva, presidente da Ambev

"É com profundo pesar que recebemos a notícia da partida de Otavio Frias Filho, uma das maiores referências de profissional do jornalismo brasileiro. Em nome da Cervejaria Ambev, manifesto nossos sinceros sentimentos a toda a família e aos jornalistas da Folha."

 

Paulo Cesar de Souza e Silva, presidente da Embraer

"É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação desta Folha.

Durante sua trajetória profissional, dedicou-se de forma incansável ao exercício do jornalismo crítico, independente e plural, além de promover a cultura e a diversidade de opiniões em momentos importantes de nossa história. Seu compromisso com a notícia e a liberdade de imprensa fez da Folha de S.Paulo um dos principais veículos de comunicação do país, contribuindo para a construção de uma democracia sólida.

Meus sinceros sentimentos à família e aos profissionais do Grupo Folha."

 

Gustavo Werneck, diretor-presidente da Gerdau, e Renato Gasparetto, diretor de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social

"É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho. Intelectual, dramaturgo e jornalista admirável, ele deixa uma grande contribuição para a nossa imprensa e para a democracia brasileira. Em nome da Gerdau, nos solidarizamos com o Grupo Folha e os familiares e amigos do jornalista."

 

Pedro Parente, presidente do Conselho de Administração e presidente-executivo global da BRF

"É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho. E, com profundo respeito à familia, amigos e colaboradores da Folha de S.Paulo, nos despedimos dele.
 
A imprensa brasileira perdeu nesta terça (21) uma de suas mais fortes figuras inovadoras. A liberdade de imprensa e o jornalismo imparcial e plural, valores estampados diariamente pela Folha de S.Paulo e que Otavio Frias Filho ajudou a construir, fazem parte do importante legado que ele deixa ao país."

 

Abilio Diniz, empresário e ex-presidente do conselho de administração da BRF

“Conheci o Otavinho ainda menino, como o filho do meu amigo Octavio Frias de Oliveira. Eu vi ele crescer junto com a Folha. Seu trabalho no comando da Redação do jornal foi fundamental para a modernização do jornalismo brasileiro e também do próprio Brasil. Como todo grande homem, ele fará muita falta, mas seu legado seguirá presente e relevante ao país.”

 

JBS

"A JBS manifesta as mais sinceras condolências ao Grupo Folha. O jornalismo brasileiro se despede de um grande profissional. É inegável a contribuição do jornalista Otavio Frias Filho para a democracia do país."

 

Marcos Molina dos Santos, presidente do conselho de administração da Marfrig

"Em nome da Marfrig Global Foods, lamento profundamente a morte de Otavio Frias Filho, que durante 34 anos dirigiu a Folha de S.Paulo e que deixa um precioso legado para o jornalismo brasileiro. Nossas condolências à família, aos amigos e a toda equipe do Grupo Folha.” 

 


Luis Ermírio de Moraes e família

“À esposa Fernanda, às filhas Miranda e Emília e aos irmãos Maria Helena, Luiz e Maria Cristina, os nossos pensamentos e sentimentos estão com todos vocês nessa hora tão difícil e de dor. Que Deus tenha um lugar de paz, luz e harmonia para Otavio e que esta simples crença e esperança possam lhes trazer algum conforto ao coração e alma." 

 

Família Feffer e Grupo Suzano

É com grande pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Otavio. Ele parte deixando um belo exemplo na história do nosso país; lições de profissionalismo, coragem, ética e humanidade. 

O jornalismo perde um grande defensor da democracia e do diálogo, que honrou o legado de seu pai. Nós perdemos um amigo querido e seus feitos ficarão em nossa memória.

Nossos mais sinceros pêsames pela irreparável perda e votos de conforto neste difícil momento.

 

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil 

"É com profundo pesar que enviamos nossas condolências à família Frias. Recebam nossa solidariedade neste momento tão difícil e nossa homenagem pelo trabalho inestimável de Otavio Frias Filho na busca constante por uma imprensa forte, livre e democrática.”

 

Nizan Guanaes, publicitário, fundador do Grupo ABC e colunista da Folha

“Trabalho para Otavio Frias Filho desde 1986. Ele sempre deixou claro que o jornal só tinha um amigo, o Brasil. Por isso a sua morte, tão prematura, é uma perda pessoal para o Brasil."

 

Cosette Alves, empresária

"Meus profundos sentimentos de tristeza pelo falecimento de Otavio Frias Filho. Ele fará muita falta. mas estará presente nas nossas vidas pelo seu exemplo de correção, coragem e dedicação a sua família e ao jornal Folha de S.Paulo."

 

 Luiz Lara, chairman do Grupo TBWA Brasil

"Sinto muito pela perda de Otavio Frias Filho, o jornalista que mais marcou minha geração. Estava ainda, em 1984, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde cheguei a ser contemporâneo de Otavio, quando ele, ainda muito jovem, liderou a virada da Folha com o histórico apoio a campanha das Diretas Já.

A partir dali leio atentamente a Folha todos os dias e tive o privilégio de conhecer Otavio, sempre sério, questionador, procurando organizar com dados reais as informações, o que inspirou o Manual de Redação da Folha.

Deixa um legado de isenção e de compromisso com o leitor, mostrando que o jornalismo é um serviço público e um pilar fundamental da democracia. Minhas condolências a toda a família Frias e a todos os colaboradores desta Folha, que certamente saberão levar esse desafio adiante reverenciando a memória do seu Frias e de Otavio Frias Filho."

 

Leonardo Gadotti, presidente-executivo da Plural

"Foi com grande pesar que recebemos a notícia de falecimento de Otavio Frias Filho. Sob sua liderança, a Folha de S.Paulo conquistou credibilidade, capacidade analítica e uma busca constante pela renovação. É inegável sua competência e participação ativa em vários momentos importantes da vida pública brasileira. Defendia um jornalismo independente e apartidário, como tem que ser. A Plural lamenta essa perda e agradece toda a contribuição de Otavio Frias Filho para o desenvolvimento do Brasil."

 

Grupo RMA

"O Grupo RMA lamenta o falecimento do jornalista Otavio Frias Filho, diretor da Redação da Folha. Durante os 34 anos em que comandou o veículo, Otavio teve um papel de extrema importância na modernização da imprensa brasileira. Seu direcionamento foi fundamental para a construção de um jornalismo responsável e pluralista com qualidade e independente, contribuindo positivamente em diversos momentos do nosso país. Que a sua orientação e crença no jornalismo permaneçam inspirando o nosso mercado."
 

 

Valéria Perito, sócia-diretora da Ketchum

"Compartilhamos da tristeza desse dia com familiares, os colaboradores do Grupo Folha e a imprensa brasileira. A trajetória profissional de Otavio Frias Filho, na reformulação e condução do jornal, sempre a serviço da informação e do leitor, primaram pela ética, profissionalismo e defesa da democracia. Otavio Frias Filho informou e inspirou gerações, marcando de forma ímpar a história do jornalismo brasileiro."

 

Jerome Cadier, presidente da Latam Brasil

"É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Otavio Frias Filho, que teve papel fundamental para o desenvolvimento do Grupo Folha e para a modernização do jornalismo brasileiro.

Neste momento tão difícil, gostaríamos de manifestar nossa solidariedade e prestar a nossa sincera homenagem. Ele parte deixando-nos muitas lições em defesa do jornalismo apartidário, pluralista, crítico e independente. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames."

 

Pedro Luiz Passos, conselheiro da Natura e colunista da Folha

"Otavio Frias Filho deixa como legado os princípios que nortearam sua atuação à frente da Folha de S.Paulo e que almejamos para o futuro de nosso país: pluralismo, democracia, defesa incondicional da liberdade de expressão e da livre iniciativa."

 

Amigos da Natura 

"A Natura lamenta profundamente o falecimento de Otavio Frias Filho. O país perde um de seus mais notáveis jornalistas e um incansável publisher, que soube como poucos lançar luz sobre os problemas brasileiros e estimular o debate pluralista sobre o presente e o futuro do país.

Solidarizamo- nos com a família Frias neste momento de dor. Que os editores, repórteres e todos os colaboradores do Grupo Folha encontrem energia e inspiração para manter viva a atitude inquieta, instigante e vigorosa de seu diretor de Redação. Otavio fará falta a todos nós, brasileiros, que sonhamos com um país mais justo e democrático. Que seu legado siga sendo um farol para a nossa travessia."

 

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) 

"A CNI (Confederação Nacional da Indústria) lamenta profundamente o falecimento de Otavio Frias Filho, jornalista, cujo trabalho foi imprescindível na consolidação de uma imprensa livre, crítica, democrática e pluralista no Brasil.

No cargo de diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Frias esteve à frente de um projeto de modernização e de profissionalização da imprensa brasileira que serviu, em grande medida, de exemplo para outros jornais nas últimas três décadas. Sob sua orientação, a Folha deixou uma forte marca na história recente do país, ao cobrir, com ousadia e isenção, os novos rumos da política nacional a partir da redemocratização que se seguiu ao movimento pelas Diretas Já.

De inegável competência jornalística, provada no comando do jornal e em textos precisos e elegantes, Otavio expandiu seu talento para a literatura infantojuvenil e para o teatro. Na dramaturgia, investigou a alma humana em seis peças. 

Neste momento de pesar, nossos pensamentos se voltam para a família e os amigos de Otavio Frias Filho, assim como para todos os funcionários do Grupo Folha, na intenção de que encontrem conforto no legado desse destacado jornalista brasileiro."

 

Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose

"Lamentamos o falecimento de um brilhante defensor do jornalismo brasileiro. Em sua trajetória, Otavio Frias Filho trouxe dinamismo e modernidade para o jornalismo, valorizando a democracia e o diálogo. Sob sua direção, a Folha de S.Paulo se tornou um dos mais influentes jornais do Brasil, tendo grande prestígio e reconhecimento.  

Otavio também fomentou o pluralismo de ideias e o debate crítico sempre com o propósito de estimular o desenvolvimento do País e a construção de uma sociedade mais justa. Expresso meus sentimentos à família, aos amigos e aos colegas da Folha."

 

Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

"O Brasil e o jornalismo perderam mais que um personagem ilustre. Todos os brasileiros sentem a falta de um defensor da justiça, das causas sociais e da democracia. Recebam meu sincero pesar e a solidariedade para essa tristeza que todos nós sentimos."

 

Teté Bezerra, presidente da Embratur 

"A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lamenta o falecimento do jornalista e escritor Otavio Frias Filho e se solidariza com sua família, amigos e leitores da Folha de S.Paulo. 

Destaco a importante contribuição do jornalista para o país. Como diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Otavio Frias Filho foi responsável pela modernização do diário que se manteve firme, influente e acompanhou as mudanças no cenário da comunicação social no Brasil e no mundo. 

Em mais de 30 anos à frente do jornal, formou gerações de comunicadores e promoveu também mudanças editoriais importantes, ao adotar uma abordagem objetiva e apartidária em temas relativos à política e à economia. Ações como essas trouxeram reconhecimento da importância desse veículo de comunicação.

Sob seu comando, a Folha de S.Paulo se consolidou como uma das referências da comunicação e do jornalismo brasileiro. Neste triste momento, em nome da Embratur, expresso nossos sentimentos à família e aos profissionais do Grupo Folha."

 

José Ricardo Roriz, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)

"Fiesp e Ciesp manifestam seu profundo pesar pela morte de Otavio Frias Filho, diretor de Redação do jornal Folha de S.Paulo.

Além de ter influenciado uma geração e mudado o jornalismo brasileiro com seu compromisso com a ética, o pluralismo e a verdade, Otavio Frias Filho contribuiu com a cultura do país como autor de peças de teatro e livros de ensaios. 
 
É uma triste perda para o país e um momento difícil para sua família e amigos, com quem nos solidarizamos."

 

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro)

“A Firjan manifesta seu extremo pesar pelo falecimento de Otavio Frias Filho. Ele deixa um importantíssimo legado: a modernização do jornalismo brasileiro, que, como diretor de Redação da Folha de S.Paulo, conduziu com profissionalismo, integridade e ética por mais de três décadas.

Um dos grandes destaques deste legado é o pluralismo na cobertura jornalística da Folha, um jornal de muitas vozes, de todas as vozes. Com sua inestimável contribuição para a prática do jornalismo e da liberdade de imprensa, Frias também passa para a história como um dos maiores defensores da democracia no país.”

 

João Martins da Silva Junior, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

"Esta terça é um dia triste para a imprensa séria e democrática do Brasil. Nosso país precisa que o exemplo de Otavio Frias Filho continue inspirando seus companheiros da Folha de S.Paulo."

 

Abram Szajman, presidente da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo)

"A visão de futuro de Octavio Frias de Oliveira e sua ousadia empreendedora fizeram da Folha de S.Paulo uma sólida construção empresarial, base para que seu filho, Otavio Frias Filho, transformasse o jornal que herdou num dos pilares da liberdade de imprensa no Brasil.

Neste momento de dificuldades e incertezas por que passa o país, Otavinho nos fará falta, mas seu exemplo continuará indicando os rumos de uma sociedade plural, mais fraterna e justa."

 

Alencar Burti, presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo)

"Mais do que um empresário de visão ou intelectual reconhecido, Otavio Frias Filho foi um grande democrata. Seu falecimento em um momento tão agudo de nossa sociedade, em que as instituições brasileiras se encontram fragilizadas por uma crise econômico-política sem igual em nossa história, é especialmente lamentável. 

Otavio fez deste jornal um fórum de discussão nacional plural e diverso, mas também coeso. Foi, sem dúvida alguma, um homem de grandes conquistas."

 

José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) 

"Nossas profundas condolências pelo falecimento de Otavio Frias Filho, jornalista que junto, com Octavio Frias de Oliveira, legou ao país seu jornal mais influente. Com seu trabalho, Otavio Frias Filho manteve os atributos de caráter, coragem, independência editorial, profissionalismo e espírito público do DNA da Folha." 

 

​Flavio Amary, presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação)

"O diretor de Redação da Folha engrandeceu a imprensa nacional. Fiel ao compromisso com os fatos, e corajoso em suas opiniões, formou uma legião de leitores fiéis, ávidos por acompanhar o posicionamento de um dos maiores e mais combativos jornais de nossa história. 

Inovador, também formou legiões de jornalistas, que com ele aprenderam a respeitar a verdade e a contextualizá-la de forma a ser compreendida por todos, pois só assim a missão de informar poderia ser cumprida. 

O Brasil amanheceu menor sem sua presença. Mas seus edificantes exemplos estarão sempre a inspirar os milhões de cidadãos que compartilham com ele o ideal de construir e dignificar a nação. Aos familiares, amigos e jornalistas da Folha nossa mais sincera solidariedade.

 

Horacio Lafer Piva, ex-presidente da Fiesp e conselheiro da Klabin

“Otavio foi um cavalheiro, um gentil-homem. Culto como poucos, atento às pessoas em geral, entregue a sua Folha e aos personagens do teatro do mundo. Talvez nosso último publisher e alguém que fará imensa falta. Sentirei imensas saudades de um amigo querido, questionador e sutil conselheiro.”

 

André Lara Resende, assessor do plano econômico da candidata à Presidência Marina Silva (Rede) e um dos formuladores do Plano Real 

"Otavio Frias Filho tinha uma admirável curiosidade e coragem intelectual. De personalidade reservada,  foi expoente da modernização do jornalismo no Brasil."

 

Eduardo Giannetti da Fonseca, economista, filósofo e assessor do plano econômico da candidata à Presidência Marina Silva (Rede)

​"Objetividade, independência e pluralismo pautaram a atuação de Otavio Frias e fizeram dele o mais destacado jornalista brasileiro de sua geração. Perdi um queridíssimo amigo, e perde a cultura brasileira uma inteligência aguda, inquieta e perspicaz, no ápice de sua força. A notícia de sua morte e a ideia de sua ausência enlutecem o meu coração.”

 

Persio Arida, coordenador econômico da campanha de Geraldo Alckmin à Presidência, foi presidente do Banco Central e presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual

“É uma enorme perda para o país e para todos os que, como eu, tiveram o privilégio de compartilhar de seu convívio e amizade.

Em um país desigual, onde a imodéstia e a desconsideração com os menos bem-nascidos preponderam, Otavio era um exemplo de civilidade. Era gentil com todos, ouvia as opiniões diversas das suas com atenção e sempre se manteve discreto, avesso aos estrelismos e à autoglorificação.

Expressava-se na sua obra de vida, como editor e intelectual, e com ela mudou o país. Enriqueceram, pela sua humanidade, todos os que com ele conviveram.

Difícil se conformar com sua morte precoce, com crianças ainda pequenas e no auge de suas capacidades, mas, se consolo há, é saber que viveu a vida intensamente e sempre motivado por tornar o mundo melhor."

 

Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento e colunista da Folha

"Lamento a morte de Otavio Frias Filho. Meus sentimentos à família e meu obrigado pelo espaço concedido à diversidade de opiniões na Folha."

 

Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central

"Otavio Frias deixa a marca da independência crítica, agora mais indispensável do que nunca."

 

João Sayad, economista, professor da FEA-USP e ex-ministro Planejamento (José Sarney), ex-secretário de Finanças do município (Marta Suplicy) e de Cultura do estado de São Paulo (José Serra)

“O Brasil perde mais uma liderança com o falecimento do Otavio Frias Filho, em momento crítico da vida brasileira. Perde um grande jornalista , um democrata e um intelectual no momento em que mais precisávamos dele.”

 

Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra e ex-secretário do Tesouro

"Perdemos um grande talento que conheci nos tempos de movimento estudantil na USP.  Com a Folha, revolucionou a imprensa no Brasil e, infelizmente, nos deixa precocemente."

 

Edson Franco, presidente da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida)  

"Em nome dos associados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), escrevo para manifestar nossa tristeza pelo falecimento Otavio Frias Filho. O Brasil perde hoje um de seus mais brilhantes jornalistas e um dos grandes modernizadores da indústria da informação no país.

Com seu apreço pelo debate plural, sua obstinada defesa da democracia e o espírito sempre atento para as contradições da realidade brasileira e internacional, Otavio moldou toda uma geração de leitores. Que o seu legado siga inspirando o jornalismo brasileiro, tão importante para a defesa dos interesses coletivos.

Aos familiares, editores, repórteres e colaboradores do Grupo Folha, os nossos mais sinceros sentimentos."

 

Brasilprev Seguros e Previdência S.A. 

"A Brasilprev manifesta seus sentimentos de pesar pela perda de Otavio Frias Filho. Nossa solidariedade à família do jornalista, que fez história na imprensa brasileira."

 

Antônio Britto, ex-presidente da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), ex-ministro da Previdência e ex-governador do Rio Grande do Sul  

“Devemos a Otavio Frias uma lição e um legado para esses tempos difíceis no Brasil: democracia, conhecimento, senso crítico, respeito à pluralidade."

 

Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury  

"Lamentamos profundamente o falecimento do jornalista e escritor Otavio Frias Filho. Sua contribuição à imprensa brasileira tem um valor inestimável, ao criar um novo jornalismo, inovador e corajoso, diante dos caminhos da mídia. O Grupo Fleury se solidariza com este momento e oferece os seus mais sinceros sentimentos à família e aos amigos."

 

Marcus Sanchez, vice-presidente Institucional da EMS 

"Em nome da EMS, recebam nossas condolências pela perda irreparável do Otavio Frias Filho, que por tantos anos contribuiu com a história do jornalismo no Brasil e deixará um legado de pioneirismo e dedicação. Nossa solidariedade também à esposa, filhas e demais parentes e amigos neste momento de grande tristeza e dor."

 

José Seripieri Junior, presidente da ​Qualicorp

"Foi um árduo defensor da democracia. Criou o conceito jornalístico ​ 'outro lado’. A pluralidade é a grande marca da Folha."

 

Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do conselho de administração da Cosan​

"Otavio Frias Filho foi um homem essencial para a democracia brasileira. Sua morte é um duro golpe para o jornalismo de qualidade e uma perda irreparável para parentes e amigos. Seu legado prevalecerá. Envio meus sinceros sentimentos."

 

Luiz Pretti, presidente Cargill

"Em nome da Cargill quero expressar nossos sinceros sentimentos a toda a família Frias. Que permaneçam sempre com vocês as boas lembranças do Otavio. Neste momento, desejamos força e conforto."

 

Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil da Tereos

"Em mais de três décadas à frente de um dos principais jornais do país, Otavio Frias Filho contribuiu para um jornalismo plural e comprometido com a sociedade e com a democracia, o que o tornou um dos nomes mais influentes e respeitados pela imprensa brasileira.
 
Prestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e profissionais do Grupo Folha."
 

 

Erasmo Carlos Battistella, presidente do Conselho de Administração da Aprobio (Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil)

"O Brasil perde um de seus principais jornalistas, defensor de bandeiras como a democracia, a pluralidade, o livre mercado e o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país. Nossos sentimentos à família e aos profissionais que, diariamente, mantêm vivo o legado de Otavio Frias Filho."

 

Gilberto Xandó, presidente da Vigor

"Com seu histórico de inovação e espírito inquieto, Otavio Frias Filho criou um jornal plural, crítico e inteligente —como todos queremos que a democracia brasileira seja."

 

Grazielle Parenti, diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil

"Em nome da  Mondelēz Brasil lamento o falecimento de Otavio Frias Filho e presto condolências à família. Admiramos e reconhecemos o belíssimo trabalho à frente do maior jornal do Brasil e temos a certeza de que seu legado permanecerá vivo e servirá de inspiração para a transformação do jornalismo no país."

 

Marcio Utsch, presidente da Alpargatas

"Otavio Frias Filho liderou toda uma geração de jornalistas na construção de uma imprensa moderna e plural. Sua atuação à frente da Folha de S.Paulo durante a campanha das Diretas Já foi um marco na luta pela democracia e da liberdade de imprensa no nosso país. Registramos nossos sentimentos aos familiares, amigos e colaboradores do Grupo Folha."

 

Rodrigo Galindo, presidente da Kroton

"Em mais de 30 anos no comando da Folha, Otavio foi figura importante para promover a diversidade, debates intelectuais e, principalmente, a comunicação. Seja à frente do jornal, atuando em peças de teatro ou escrevendo livros, o jornalista contribuiu para a construção de uma sociedade plural, formando comunicadores, sem jamais deixar de lado o que realmente importa: o interesse público e a informação.

Pensador aguçado, com abordagem objetiva para economia, política, literatura, cultura, educação e outros tantos assuntos, estamos certos de que Otavio Frias Filho enriqueceu São Paulo e o Brasil. Seu pragmatismo e seu questionamento em tempo integral agora nos farão falta. À família, aos amigos e aos leitores, nossos sentimentos por essa ausência tão prematura."

 

Pedro Thompson, diretor-executivo da Estácio

"Otavio Frias Filho e o jornalismo independente da Folha de S.Paulo ajudaram a formar a consciência cívica de um Brasil que reaprendia a ser uma democracia. Ficam aqui as condolências da Estácio e os votos de que o caminho do jornalismo sério, duro e plural de Frias Filho siga sendo trilhado por aqueles que têm a missão de defender seu legado."

 

Carlos Alberto Di Franco, vice-presidente do conselho de administração do ISE Business Schoool


"Grande jornalista. Inteligente e discreto. Intelectualmente honesto e coerente. Momento triste para a imprensa brasileira. Descanse em paz!"

 

Fabio Luchetti, presidente do conselho de administração da Porto Seguro

"Espero que, após essa profunda tristeza, todos os familiares, amigos e colaboradores possam seguir animados com sua lembrança e aproveitem e honrem o legado por ele deixado."

 

Rogerio Fasano, empresário, é sócio do grupo Fasano

"É com muito pesar que recebemos a noticia do falecimento do sr. Otavio Frias Filho. Nossos mais sinceros sentimentos aos seus familiares e entes queridos. Uma grande perda. Um forte e afetuoso abraço."

Massimo Ferrari, sócio do antigo restaurante Massimo, frequentado por Otavio desde menino.

"Ele mantinha a simplicidade até na gastronomia. Uma alma profunda e nobre. Perdemos um gigante."

 

David Grinberg, diretor de comunicação do McDonald's

"Nesta terça o país perdeu um dos seus mais ilustres filhos. Nós, que vivemos e precisamos de um jornalismo isento e democrático, perdemos um colega. À família Frias, esposa e filhas, deixamos nosso abraço fraterno e agradecimento pelo importante legado."​

 

Cássio Pantaleoni, presidente do SAS Brasil

"Em todos os projetos nos quais esteve envolvido, na literatura, na dramaturgia ou no jornalismo —entre eles o Projeto Folha, conduzido com extrema dedicação e talento—, Otavio Frias Filho deixou para todos nós um importante legado. Aos familiares, amigos e colaboradores do Grupo Folha, prestamos a nossa solidariedade."

 

Renato Meirelles, presidente da fabricante de equipamentos ferroviários CAF no Brasil
 

"Otavio Frias Filho foi um dos mais importantes e relevantes jornalistas brasileiros e deixa um legado fundamental não só para a imprensa mas para o debate democrático e intelectual no país. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos colegas de profissão que, seguramente, vão continuar seu trabalho por um jornalismo livre, plural e essencial para o Brasil."
 

 

Miguel Reale Júnior, advogado e ex-ministro da Justiça

"Otavio foi meu aluno, brilhante, atilado, que demonstrava sua criatividade, desde jovem, depois constatada à frente do Grupo Folha. Perde o Brasil um grande empreendedor, um grande jornalista!" 

 

Fernando Eduardo Serec, presidente-executivo de TozziniFreire Advogados

"Nós do escritório TozziniFreire Advogados recebemos com imensa tristeza, nesta manhã, a notícia do falecimento do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo. O jornalismo perde um profissional de referência ímpar para o mercado de comunicação no Brasil. Enviamos à família nossas mais sinceras condolências."

 

Celia Pompeia, vice-presidente-executiva do Grupo Doria

"O legado de Otavio Frias Filho para o jornalismo é incontestável, bem como a importância de seu papel para a liberdade de expressão da imprensa brasileira. É uma grande perda.

Aos familiares e amigos, prestamos nossa solidariedade e deixamos os mais sinceros sentimentos."

 

Luiz Fernando Furlan, chairman do Lide (Grupo de Líderes Empresariais)

"É com pesar que o Lide recebe a notícia do falecimento de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo e diretor editorial do Grupo Folha. Otavio Frias Filho deixa grande legado à imprensa brasileira."

 

Augusto Salomon, presidente-executivo da Abegás (Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado)

"A liderança e o pioneirismo de Otavio, ao longo de seus 34 anos como diretor de Redação, foram decisivos para modernizar o jornalismo praticado no país e, também, para tornar a Folha uma referência como veículo de informação apartidário, pluralista, crítico e independente, contribuindo para uma cobertura mais objetiva, qualificada e profissional dos fatos e, sobretudo, para a formação de um Brasil mais democrático."

 

Francisco Christovam, presidente do SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo)

"O SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) manifesta as suas condolências aos familiares do jornalista Otavio Frias Filho e aos colaboradores da Folha de S.Paulo pela perda de seu diretor de Redação."

 

BrazilLAB

"O BrazilLAB lamenta a morte do jornalista Otavio Frias Filho. À frente da Folha de S.Paulo desde 1984 e responsável pelo Projeto Folha, Otavio Frias Filho contribuiu de modo extraordinário para o desenvolvimento das instituições democráticas no país ao garantir espaço a opiniões plurais na imprensa e ampliar o debate público. A democracia e o jornalismo sofrem uma grande perda."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.