Haddad ganha terreno no Norte e Centro-Oeste, mas segue líder só no Nordeste

Petista tem viés de alta no Datafolha nas duas regiões, embora ainda perca para Bolsonaro

São Paulo

Fernando Haddad (PT) avançou em intenções de voto no Norte e no Centro-Oeste de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27), na véspera do segundo turno para a Presidência da República.

Das cinco regiões do país, ele só lidera no Nordeste. Lá, o ex-prefeito de São Paulo alcança 68% dos votos válidos, ante 32% de Jair Bolsonaro (PSL).

Haddad vem registrando tendência de alta nas três regiões, de acordo com os levantamentos do instituto. Seu rival, por outro lado, tem um viés de baixa, mas permanece na liderança no Norte e no Centro-Oeste.

A sondagem divulgada na quinta-feira (25) mostrou que o escolhido de Lula tinha 41% dos votos válidos no Norte e que Bolsonaro alcançava 59%. Na nova pesquisa, o petista salta para 45% e o candidato do PSL cai para 55%.

No Centro-Oeste, os resultados eram estes na quinta: 31% para Haddad e 69% para seu oponente. Agora são, respectivamente, 34% e 66%.

No Nordeste, onde o PT tradicionalmente aparece à frente, o ex-prefeito tinha no levantamento anterior dois pontos percentuais a menos (66%), e o deputado federal aparecia com dois a mais (34%).

O petista priorizou agendas de campanha nos estados nordestinos nas últimas semanas. Seu oponente, que concentra esforços nas redes sociais (impossibilitado de viajar por causa da facada que levou em setembro), também buscou enviar mensagens ao eleitor da região.

Os resultados do Sul e do Sudeste se mantiveram na reta final da campanha. Em ambas as regiões, Bolsonaro tem larga vantagem sobre Haddad.

No Sul, o político do PSL chega a 65%, ante 35% do adversário. No Sudeste, o militar reformado possui 63%, enquanto o rival tem 37% dos votos válidos.

O levantamento divulgado neste sábado mostrou que, no resultado geral do país, Bolsonaro obtém 55% das intenções de votos válidos, com 10 pontos de vantagem sobre Haddad, que está com 45%.

O Datafolha fez 18.371 entrevistas em 340 municípios na sexta (26) e neste sábado. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o domínio BR-02460/2018.

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