Descrição de chapéu Eleições 2018

Vitória de Bolsonaro em Portugal reflete perfil do imigrante, diz pesquisador

Candidato do PSL ficou em primeiro lugar entre os brasileiros que moram no país

Lisboa

Na avaliação de Felipe Leal Albuquerque, pesquisador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, a votação expressiva de Jair Bolsonaro em Portugal refletiu o desempenho do candidato no Brasil e também a dos imigrantes brasileiros no país.

“Em meio a esse cenário de crise completa do sistema político estabelecido, o discurso populista e anti-sistema de Bolsonaro ganha espaço. O eleitor que vem morar para Portugal continua tendo contato com esse discurso. Ele continua tendo acesso à nossa imprensa, às redes sociais e ao WhatsApp. Não é diferente do que acontece no Brasil”, diz.

Para o pesquisador, é possível analisar o desempenho de Bolsonaro em terras lusas também tendo em conta o perfil de seu eleitorado no Brasil e o do brasileiro residente em Portugal.

"Primeiro, Bolsonaro lidera os votos entre pessoas com renda familiar alta e ensino superior completo. O fluxo migratório recente para Portugal envolve pessoas com esse perfil. Muitas delas o fizeram por insatisfação com a situação geral do Brasil e para fugir da violência. Isso acaba por reafirmar que o Brasil precisa de uma 'mudança drástica'. Isso ajuda a explicar Bolsonaro ter mais votos em Portugal que no Brasil. Curiosamente, isso acontece num país governado por uma coalizão de partidos de esquerda e de centro esquerda, a chamada 'Geringonça',"

"Já o eleitor com menos anos de estudo e renda familiar, que compõe um fluxo mais antigo –especialmente na transição dos anos 1980 para 1990 e nos anos 2000—, também tem procurado Portugal mais recentemente. Ainda que, no Brasil, o eleitor com ensino fundamental seja o voto majoritariamente em Haddad, o argumento anterior permanece. A insatisfação que leva o eleitor a sair do seu país é manifestada nas urnas”, completa.

Cônsul-geral do Brasil em Lisboa, José Roberto de Almeida Pinto considerou que o pleito na capital portuguesa, onde havia mais de 21 mil eleitores aptos a votar, foi um sucesso, apesar das longas filas e da confusão com mudanças nas seções eleitorais.

“A votação transcorreu com normalidade. Foram problemas pontuais”, disse.

Jair Bolsonaro saiu vitorioso das eleições em Portugal, seguido por Ciro Gomes e Fernando Haddad.


 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.