Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Estou muito feliz, diz Bolsonaro ao voltar ao Congresso

Bolsonaro chega a Brasília pela primeira vez como presidente eleito

Talita Fernandes Ranier Bragon
Brasília

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), chegou no Congresso Nacional, onde participa de um evento em comemoração aos 30 anos da promulgação da Constituição.

"Estou muito feliz", disse brevemente ao entrar no Congresso. Esta é a primeira vez que Bolsonaro vem a Brasília desde o fim da eleição.

Ele chegou às 9h da manhã em um voo com avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Bolsonaro foi convidado ao evento como deputado federal. A última vez que ele esteve no Legislativo foi em 5 de setembro, véspera do atentado que sofreu em Juiz de Fora (MG), durante ato de campanha.

Jair Bolsonaro realiza o primeiro voo com a Força Aérea Brasileira como presidente eleito - Divulgação/FAB

O presidente eleito passará os próximos dois dias na capital federal, onde se reunirá com os chefes dos Três Poderes e representantes das Forças Armadas.

Bolsonaro chegou escoltado por agentes da Polícia Federal que cuidam de sua segurança. Ao menos dois da equipe já estavam no salão azul, no Senado, esperando sua entrada. Ele contou com um aparato da Polícia Legislativa, que o conduziu na entrada ao Senado.

Ao lado de Gustavo Bebianno e do general Augusto Heleno (futuro ministro da Defesa), ele foi direto ai gabinete da presidência do Senado, onde Eunício Oliveira (MDB-CE) o esperava.

 

Logo depois, entraram no Senado o presidente Michel Temer; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli; e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Também chegaram na sequência dois filhos parlamentares de Bolsonaro: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ).

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), ao lado do presidente MIchel Temer, em Sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem aos 30 anos da Promulgação da Constituição Federal - Pedro Ladeira - 6.nov.2018/Folhapress

Depois do ato no Congresso, Bolsonaro almoçará com o ministro da Defesa, Joaquim Luna e Silva, no gabinete dele. 

Capitão reformado do Exército, ele tem encontro com outros dois militares ainda nesta terça: o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal, e o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

A previsão é de que ele durma na Granja do Torto, residência oficial cedida por Temer. 

Inicialmente, aliados esperavam que ele pudesse ir ainda nesta terça (6) ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde funcionará o gabinete de transição. Mas uma reunião formal com previsão de entrevista e anúncios é programa para quarta-feira (7) no local.

Na quarta, Bolsonaro se reúne com Toffoli pela manhã; almoça no STJ (Superior Tribunal de Justiça); e se reúne com Temer à tarde. Ele deve voltar na quinta-feira (8) ao Rio de Janeiro, onde mora com a família.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.