Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Por recomendação médica, Bolsonaro cancela compromisso em São Paulo

Presidente eleito participaria de formatura de oficiais no interior do estado

Brasília e Pirassununga (SP)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, cancelou de última hora viagem a Pirassununga, no interior de São Paulo, onde participaria nesta sexta-feira (7) de uma formatura da AFA (Academia da Força Aérea). 

Segundo relatos feitos pelos médicos responsáveis pelo tratamento de Bolsonaro à Folha, o eleito consultou os profissionais na manhã desta sexta e se queixou de dificuldades para dormir.

 
O futuro chefe do GSI, general Augusto Heleno, disse que Bolsonaro chegou a questionar os médicos sobre a administração de remédios para dormir. Ouviu a recomendação de que deveria repousar.
 
Inicialmente, o cirurgião Antonio Macedo, um dos responsáveis pelo atendimento de Bolsonaro no hospital Albert Einstein após ter sido esfaqueado, disse que houve um problema com ingestão de medicamentos. Ele pediu que a reportagem buscasse o médico cardiologista Leandro Echenique, da mesma equipe médica, que foi quem atendeu o eleito por telefone.
 
À Folha, Echenique disse que Bolsonaro já toma muitos medicamentos e que a combinação deles pode contribuir para os sintomas relatados pelo paciente.
 
“Mas achamos que é estafa”, disse, acrescentando que Bolsonaro relatou sintomas que demonstram cansaço extremo.“Ele estava com sintomas de quem estava estafado”, afirmou.
 
Segundo ele, o presidente eleito se queixou de “sonolência, falta de energia e muito cansaço”. O cardiologista disse ter recomendado repouso, alimentação adequada e hidratação.
 
“Não é nada grave, tanto que não pedimos nenhum exame, nem que ele viesse aqui ao hospital. O avaliamos há duas semanas e ele apresenta um quadro de crescente melhora”, afirmou.
 
Ele ainda se recupera da facada sofrida em setembro, durante ato de campanha em Minas Gerais, e tem uma bolsa de colostomia. O eleito deve passar por uma terceira cirurgia em janeiro, para a retirada da bolsa.
 
Quando o evento em Pirassununga já estava prestes a começar, a assessoria de imprensa da AFA informou que Bolsonaro havia cancelado a visita. Apenas uma hora depois ele divulgou a informação de que havia mudado de planos por razões médicas.

​“Em razão da extensa rotina e agenda nos últimos dias e poucas horas de sono, em conversa com a equipe médica que me acompanha, recebi recomendação expressa de, no dia de hoje, repousar. Por este motivo, cancelamos a ida à Academia da Força Aérea e seguimos para o Rio de Janeiro.”

Bolsonaro decolou nesta manhã de Brasília para o Rio de Janeiro, onde mora com a família. De acordo com assessores, ele deve ir a evento da Marinha na capital fluminense, conforme previsto na agenda.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.