Descrição de chapéu Folha, 98

Podcasts da Folha com até 30 minutos tratam de política a história

Jornal investiu na produção de quatro programas em áudio desde o ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A produção de conteúdo jornalístico em áudio tem sido uma aposta da Folha. Desde o ano passado, o jornal investiu na produção de quatro podcasts —dois deles estão atualmente no ar.

De segunda a sexta-feira, o programa Café da Manhã apresenta e debate, desde 1º de janeiro de 2019, os principais assuntos do momento com a participação de jornalistas da Folha, especialistas e personagens do noticiário. 

Com duração de 10 a 30 minutos, o podcast matinal aborda temas de todas as áreas. Desde os áudios vazados de Jair Bolsonaro e Gustavo Bebianno aos filmes favoritos ao Oscar, passando ainda pelos detalhes da nova reforma da Previdência e pelo julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre criminalização da homofobia.

Fruto de uma parceria entre Folha e Spotify, o Café da Manhã está disponível apenas na plataforma de streaming e é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. A lista de episódios está disponível no site da Folha (folha.com/cafedamanha).

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores - Reprodução

Às segundas, quinzenalmente, são publicados novos episódios do Ilustríssima Conversa, no qual a equipe do caderno dominical realiza entrevistas com autores de livros de não ficção ou de pesquisas acadêmicas. O programa está disponível em todas as plataformas, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e o site da Folha.

Continua acessível, também em todos os aplicativos de podcasts, a série Presidente da Semana, que contou em ordem cronológica a história dos presidentes do Brasil, de Deodoro da Fonseca a Jair Bolsonaro. 

Os 29 episódios (folha.com/presidentedasemana) incluem arquivos sonoros históricos e canções de época, além de entrevistas com historiadores e jornalistas que conhecem cada presidência.

Lançada em abril de 2018, a série já foi acessada mais de 3,5 milhões de vezes. Com direção e edição de som de Victor Parolin, a série teve pesquisa, produção e apresentação de Rodrigo Vizeu. 

O jornalista também conduziu de setembro a outubro do ano passado o programa Eleição na Chapa, sobre a disputa eleitoral de 2018, outra coprodução entre Folha e Spotify.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.