Descrição de chapéu Coronavírus

Presidente da Anvisa se alinha a Bolsonaro e contrapõe Mandetta no combate ao coronavírus

Antonio Barra Torres apoiou decisão do presidente de ignorar orientações do Ministério da Saúde e participar de protesto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O diretor-presidente substituto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, adotou uma postura moderada frente ao avanço do coronavírus e se tornou um contraponto ouvido pelo presidente Jair Bolsonaro às posições tomadas pelo ministro Luiz Henrique Madetta (Saúde).

Torres estava ao lado de Bolsonaro no domingo (15) quando o presidente ignorou orientações do Ministério da Saúde e participou dos protestos pró-governo sem demonstrar preocupação com o risco de transmissão do vírus da Covid-19.

Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa - Leopoldo Silva/Agência Senado

A visão de Bolsonaro é a mesma defendida nos últimos meses por Torres nas reuniões Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública, que reúne oito ministérios e a Anvisa. A agência é o único órgão sem status de ministério a participar do grupo.

Torres chegou à Anvisa em julho, por indicação de Bolsonaro, para função de diretor. Em janeiro, foi indicado para assumir a presidência —ele aguarda sabatina do Senado para ser efetivado, por isso, ainda é chamado de "diretor presidente-substituto".

Contra-almirante da Marinha, Torres sempre defendeu que medidas drásticas em relação ao coronavírus deveriam ser evitadas para não criar um clima de pânico no país. A diferença de ponto de vista entre ele e Mandetta sobre o enfrentamento da crise se acentuou nas últimas semanas.

O diretor-presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres, participou de protestos com Bolsonaro no domingo (15) - Facebook / Reproducao

No dia 4 de março, o ministro da Saúde, em coletiva na sede da pasta, em Brasília, já cobrava da OMS (Organização Mundial de Saúde) a decretação de pandemia —a medida foi anunciada apenas na semana passada. Mandetta alertava para necessidade da mudança de status para que países como Brasil pudessem tomar medidas mais drásticas para conter a crise.

A poucos metros dali, no Congresso Nacional, o diretor-presidente substituto da Anvisa defendia o oposto.

Torres participava de uma audiência pública convocada pela comissão externa da Câmara criada para acompanhar a crise. A deputados o dirigente da Anvisa minimizou os efeitos do coronavírus no país naquele momento, afirmando que só havia dois casos confirmados. Na ocasião, disse que era necessária uma “tranquilidade atenta” para não permitir a "disseminação de pânico".

"Se há realmente uma perspectiva que essa situação pode se agravar, e pode, temos que nos ater ao que temos hoje", disse.

Desde o início da crise do coronavírus, em janeiro, o diretor-presidente da Anvisa esteve no Palácio do Planalto oito vezes. Em três, reuniu-se sozinho com o presidente. Nesse mesmo período, Torres teve apenas uma agenda oficial a sós com Mandetta.

A diferença de visão entre eles ficou ainda mais clara na semana passada.

Bolsonaro atendeu ao pedido do diretor-presidente da Anvisa e obrigou Mandetta a recuar da decisão de impedir a saída de novos cruzeiros no país enquanto durasse a situação de emergência pelo coronavírus.

O objetivo do Ministério da Saúde era evitar a concentração de pessoas, especialmente idosos, nos navios, onde a transmissão é mais comum.

A pasta também retrocedeu na recomendação para que todo viajante internacional fique em isolamento em casa por até sete dias a partir da data de desembarque, mesmo sem sintomas do vírus.

O recuo foi publicado numa atualização do boletim epidemiológico sobre o coronavírus publicado no sábado (14). A nova versão do texto excluiu o isolamento voluntário a viajantes e a medida que suspenderia pontos de parada de cruzeiros marítimos.

Além da Anvisa, o Ministério do Turismo também foi contra a medida.

Uma ala do governo defendeu que a suspensão de cruzeiros teria efeito bastante negativo para o turismo, prejudicando ainda mais a atividade econômica do país. O grupo também reclamou que não tinha sido consultado sobre a proposta.

Dentro da Anvisa, assessores e servidores afirmaram que a decisão do Ministério da Saúde deixou o diretor-presidente da Anvisa irritado, já que ele não foi consultado antes da publicação da medida. A interlocutores Torres teria dito que era necessária a "voz correta, no quadrado correto".

Torres é considerado um dos nomes técnicos indicados pelo presidente para impor dentro da Anvisa sua visão do órgão.

Sua ascensão se deu pela proximidade com a cúpula das Forças Armadas. Bolsonaro já o conhecia de círculos militares fluminense.

Torres ingressou na Marinha em 1987 e chegou ao posto de contra-almirante, o terceiro mais alto da corporação, em 2015. Aos 16 anos, entrou para a faculdade de medicina e se especializou em cirurgia vascular no Hospital Naval Marcílio Dias. Entrou para reserva no ano passado.

No ano em que ingressou na Marinha, Torres esteve na equipe de médicos e enfermeiros que atuou no atendimento às vítimas do acidente com Césio-137 que matou oito pessoas e contaminou outras 250 em Goiânia.

Em julho do ano passado, foi indicado para função na diretoria da agência. Durante a sabatina no Senado, ele destacou sua atuação no caso goiano como fundamental para entender os riscos que o manuseio errados de objetos e elementos podem trazer à população.

Torres foi um dos responsáveis para frear a proposta que permitia o cultivo de Cannabis no Brasil para fins medicinais. A agência aprovou a venda de produtos a base de canabidiol em farmácias, mas rejeitou por três votos —um de Torres— o aval ao plantio para pesquisa e produção de medicamentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.