Doria escolhe segundo colocado em votação interna para comandar Ministério Público de SP

Governador anunciou Mário Luiz Sarrubbo como novo procurador-geral de Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), escolheu Mário Luiz Sarrubbo para o cargo de procurador-geral de Justiça, o mais alto posto do Ministério Público do estado.

Sarrubbo foi o segundo colocado na eleição interna da categoria, que neste ano tinha apenas dois candidatos.

Com 657 votos, Sarrubbo ficou atrás do seu concorrente, o procurador de Justiça Antonio Carlos da Ponte, que teve 1.020 votos.

No estado de São Paulo, a lei estipula que o governador deve escolher o procurador-geral de Justiça entre os três mais votados pela categoria.

Com apenas duas candidaturas, Sarrubbo e Ponte já estavam, portanto, garantidos na lista que seria analisada por Doria.

O chefe do Executivo não precisava, porém, respeitar o resultado da votação para a escolha do comandante do Ministério Público.

O procurador de Justiça Mario Luiz Sarrubbo, escolhido pelo governador João Doria (PSDB) para chefiar o Ministério Público de São Paulo
O procurador de Justiça Mario Luiz Sarrubbo, escolhido pelo governador João Doria (PSDB) para chefiar o Ministério Público de São Paulo - Karime Xavier /Folhapress

O mandato do atual procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, vai até o dia 16 de abril. A posse de Sarrubbo como novo chefe do Ministério Público será na semana que vem.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a eleição deste ano foi a primeira da história 100% online. Não houve postos físicos de votação nos prédios do Ministério Público. Os promotores e procuradores votaram de casa por um sistema online com senha e criptografado –o voto é obrigatório e secreto.

Na eleição passada, em 2018, já havia o sistema de votação remota, mas existia também a opção de votar presencialmente nas sedes das Promotorias. Na ocasião, Gianpaolo Poggio Smanio foi o mais votado e acabou escolhido pelo chefe do Executivo estadual para o segundo mandato no cargo de procurador-geral de Justiça.

Em 2018, tanto Ponte quanto Sarrubbo apoiaram Smanio. Desta vez, Smanio escolheu Sarrubbo como seu candidato.​

O procurador Antonio Carlos da Ponte foi o mais votado na eleição da categoria para procurador-geral de Justiça, mas foi preterido pelo governador, João Doria (PSDB), que escolheu o segundo colocado na disputa, Mário Sarrubbo
O procurador Antonio Carlos da Ponte foi o mais votado na eleição da categoria para procurador-geral de Justiça, mas foi preterido pelo governador, João Doria (PSDB), que escolheu o segundo colocado na disputa, Mário Sarrubbo - Karime Xavier / Folhapress

A pandemia também afetou o trabalho dos candidatos na busca pelos votos. Em janeiro, Ponte e Sarrubbo iniciaram uma campanha convencional, visitando seus colegas pelo estado. Mas do dia 17 de março em diante, quando começou a orientação para a quarentena, os dois usaram as redes sociais e aplicativos de mensagens para tentar convencer os eleitores.

Mário Sarrubbo tem 57 anos de idade e ingressou no Ministério Público paulista em 1989. Dirigiu a Escola Superior do Ministério Público e é professor de direito penal na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).

Durante a campanha, Sarrubo prometeu mais funcionários para os gabinetes e uma gestão mais racional dos recursos do orçamento, com a contratação, inclusive, de um gestor profissional de fora dos quadros da Promotoria.

Em vídeos para os promotores, ele mencionou a proposta de litigância estratégica [linha de atuação dos promotores nos processos], falou em diálogo com a sociedade e no “projeto estratégico do MP social” para definir prioridades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.