Descrição de chapéu Eleições 2020

Às 10h desta quarta, debate Folha/UOL terá Covas na mira de Russomanno, Boulos e França por 2º turno

Quatro mais bem colocados no Datafolha, candidatos à Prefeitura de SP participam de evento com banco de tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha e o UOL realizam às 10h desta quarta-feira (11) um debate com transmissão ao vivo entre os quatros candidatos à Prefeitura de São Paulo mais bem colocados na última pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 5.

De acordo com o levantamento, o prefeito Bruno Covas (PSDB), que busca a reeleição, está isolado em primeiro lugar, com 28% das intenções de votos.

Empatados tecnicamente em segundo lugar estão Celso Russomanno (Republicanos), com 16%, seguido de Guilherme Boulos (PSOL), com 14%, e Márcio França (PSB), que aparece com 13%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Todos os candidatos confirmaram presença. O debate será transmitido por meio do site da Folha.

Os postulantes à prefeitura serão entrevistados pela editora do Núcleo de Cidades da Folha, Luciana Coelho, e pela colunista do UOL Thaís Oyama.

Para evitar aglomeração devido à pandemia do coronavírus, o debate será realizado sem plateia, no estúdio UOL, na avenida Faria Lima, em São Paulo. O evento seguirá as orientações de distanciamento, uso de máscara e medição de temperatura.

Na sequência, da esquerda para a direita e de cima para baixo, Covas (PSDB), Russomanno (Republicanos), Boulos (PSOL) e França (PSB) durante campanha - Divulgação

O formato adotado para o debate, em que cada candidato tem um banco de tempo, é inovador no país e é usado tradicionalmente na França. Cada candidato começa com um saldo de 15 minutos para falar, que vai sendo descontado ao longo do programa até chegar a zero —como em jogos oficiais de xadrez, por exemplo.

Das 10h às 11h30, o debate contará com três blocos, sem intervalo.

No primeiro, os candidatos responderão a quatro questões de jornalistas da Folha e do UOL. Os adversários poderão usar o tempo como quiserem para comentar.

No segundo bloco, respeitando ordem definida por sorteio, os postulantes poderão fazer perguntas entre si com tema livre. Cada um deles terá direito a uma pergunta, que pode ser dirigida a qualquer concorrente. Novamente, os demais poderão usar seu tempo disponível para fazer comentários.

Já no terceiro e último bloco, os candidatos responderão quatro perguntas enviadas por líderes de movimentos sociais escolhidos pelos organizadores dentro de temas estabelecidos previamente por sorteio.

Os candidatos que ainda tiverem tempo disponível em seu banco poderão comentar. Assim que todos os bancos forem zerados, cada candidato terá mais um minuto para as considerações finais.

Somente o tempo de resposta é descontado do banco de 15 minutos. As perguntas podem ter, no máximo, 20 segundos e não interferem no banco de tempo.

O primeiro turno da eleição acontece neste domingo (15). Se houver segundo turno em São Paulo, o debate Folha/UOL será no dia 26 de novembro, às 10h.

O formato adotado será o mesmo de banco de tempo, mas com 30 minutos para cada candidato.

O debate do segundo turno terá três blocos, sem intervalo entre eles. No primeiro bloco, os candidatos responderão a perguntas de jornalistas da Folha e do UOL. No segundo bloco, farão perguntas entre si, com tema livre. No terceiro bloco, os candidatos voltam a responder perguntas de jornalistas da Folha e do UOL.

Como mostrou a Folha, a semana anterior ao primeiro turno será decisiva, com uma sequência de três debates. Nesta terça (10), o jornal O Estado de S. Paulo realizou o encontro em parceria com a Faap (Fundação Armando Alvares Penteado). Nesta quinta (12), os candidatos se encontram em debate da TV Cultura.

Além dos quatro candidatos em melhor posição nas pesquisas, a TV Cultura convidou os postulantes com representação no Congresso, como determina a lei eleitoral para debates televisivos, o que inclui também: Jilmar Tatto (PT), Arthur do Val (Patriota), Joice Hasselmann (PSL), Orlando Silva (PC do B), Andrea Matarazzo (PSD) e Marina Helou (Rede).

Russomanno, que indicava a intenção de não comparecer aos embates, reviu a estratégia no momento em que sua queda nas intenções de voto se acelera. Na pesquisa Datafolha divulgada em 23 de setembro, ele liderava a corrida com 29%.

Seu derretimento é atribuído ao apoio de Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o Datafolha, 64% dos moradores de São Paulo dizem que não votariam de jeito nenhum em um postulante a prefeito apoiado pelo presidente da República.

A campanha eleitoral foi marcada até aqui pela pandemia, pela ausência de debates na TV e pela míngua nos atos de rua.

Nesta última semana, além da sequência de debates, os principais candidatos se voltaram para visitas e compromissos em bairros periféricos da cidade, enquanto optaram por veicular no horário eleitoral peças que resumem suas propostas.

Adiadas de outubro para novembro por causa da pandemia do novo coronavírus, as eleições de 2020 só agora passam a receber atenção maior do eleitor. Na pesquisa espontânea do Datafolha, 30% dos entrevistados ainda respondem que não sabem em quem votarão —no levantamento anterior, eram 36%.

Entre os que respondem já ter candidato para a votação do próximo domingo, há uma cobiçada fatia de 42% que dizem que seu voto ainda pode mudar. Segundo dados do Datafolha do último dia 5, a migração de votos favorece sobretudo os candidatos Covas e França.

Como será o debate

Quem participa Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos), Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB)

Formato e regras Cada candidato começa com saldo de 15 minutos para falar, que vai sendo descontado até zerar. Serão três blocos. No primeiro, eles responderão quatro questões de jornalistas da Folha e do UOL. Os adversários poderão comentar. No segundo, poderão fazer perguntas entre si. No terceiro, responderão perguntas de movimentos sociais. As entrevistadoras serão Luciana Coelho, editora do Núcleo de Cidades da Folha, e Thaís Oyama, colunista do UOL

Onde assistir O debate, que acontece das 10h às 11h30, será transmitido ao vivo no site da Folha, que terá checagem simultânea da Lupa e comentários do repórter especial Fábio Zanini

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.