Não sou inimigo do governo, fui o melhor amigo, diz deputado que citou Barros na CPI da Covid

Deputado Luis Miranda (DEM-DF) citou o nome do líder do governo na Câmara nas supostas irregularidades sobre a Covaxin

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) disse neste sábado (26) que, ao denunciar supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin, teve o objetivo de evitar prejuízo dos cofres públicos do país.

“Não sou inimigo do governo. Eu fui o melhor amigo do governo”, afirmou, em vídeo publicado por ele numa rede social.

Em depoimento à CPI da Covid nesta sexta (25), Miranda declarou que alertou o presidente Jair Bolsonaro, em março, sobre o caso e que Bolsonaro ligou o líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), às supostas irregularidades.

Deputado federal Luis Miranda durante depoimento na CPI da Covid - Adriano Machado\ REUTERS

Barros nega ter participado da negociação para compra da Covaxin.

A suspeita de irregularidade na compra da Covaxin pelo governo Bolsonaro foi revelada pela Folha no dia 18 de junho, com a divulgação do teor do depoimento do servidor Luís Ricardo Miranda, do Ministério da Saúde, que é irmão do deputado Luis Miranda.

O servidor disse em oitiva no Ministério Público Federal que recebeu uma pressão “atípica” para agilizar a liberação da vacina indiana contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório Bharat Biotech.​

Em entrevista ao site O Antagonista, Miranda afirmou que Bolsonaro terá uma “surpresa mágica” caso confronte seu relato e insinuou haver gravação para provar a conversa com o presidente.

“Aí ele [Bolsonaro] vai ter a surpresa mágica. Se ele fizer isso, terei que fazer algo que um parlamentar nunca deveria fazer com um presidente. Ele ficará muito constrangido, muito. Eu tenho como comprovar, mas na hora certa”, disse o deputado.

Ao jornal O Estado de S. Paulo ele disse "não gravaria um presidente", mas que "não estava sozinho". Disse ainda não ter mais coisas para denunciar. "O caso é só isso que eu sei."

No vídeo publicado pelo parlamentar neste sábado, Miranda declarou que o objetivo de Bolsonaro é “terminar o governo dizendo que não tem corrupção mesmo que para isso nós tenhamos que fingir que não vimos”.

Além do encontro com Bolsonaro, Miranda relata ter tentado alertar a cúpula do Ministério da Saúde sobre as supostas irregularidades, mas não conseguiu.

O deputado declarou esperar que as investigações comprovem o que foi denunciado e que ele e seu irmão não fizeram nada de errado. “Nós poupamos o Brasil possivelmente de ter um prejuízo bem grande, algo de mais de milhões [de reais]; fala-se em bilhões”, disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.