Descrição de chapéu Eleições 2022

Angela Machado, do PSOL, descarta aliança com Requião mas defende voto em Lula

Pré-candidata ao Governo do Paraná participou de sabatina da Folha e do UOL nesta quarta (1º)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Pré-candidata do PSOL ao Governo do Paraná, a professora Angela Machado afirmou que descarta uma aliança com o candidato do PT, Roberto Requião, no primeiro turno. Apesar disso, ela disse ser favorável ao voto no ex-presidente Lula para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A professora disse, nesta quarta-feira (1º), durante sabatina promovida pela Folha e pelo UOL, que derrotar Bolsonaro é a tarefa número um de seu partido.

Segundo ela, mesmo defendendo inicialmente uma candidatura própria do PSOL à Presidência, hoje ela vê Lula como uma importante ferramenta para evitar a reeleição do mandatário.

Apesar do apoio, Angela disse discordar de políticas promovidas e defendidas pelo PT. "Esse governo de conciliação de classes não nos representa. Nós somos diferentes, mas, para esse projeto de varrer o Bolsonaro da Presidência, a gente tem que apoiar o presidente Lula, sim", afirmou.

Pré-candidata ao governo do Paraná pelo PSOL, Angela Machado
Pré-candidata ao governo do Paraná pelo PSOL, Angela Machado é sabatinada nesta quarta-feira (1º). A sabatina é conduzida por Kennedy Alencar e pelos jornalistas Alberto Bombig, do UOL, e Ana Luiza Albuquerque, da Folha de S. Paulo - Reprodução/UOL

Mesmo declarando apoio ao ex-presidente no pleito nacional, a candidata descartou a possibilidade de uma aliança com o ex-governador Requião no primeiro turno da eleição estadual.

"Nos estados, cada um tem uma realidade diferente. Aqui no Paraná nós optamos por candidatura própria, justamente para mostrar o nosso programa, nossas propostas e nossas bandeiras. Estamos fazendo um programa a muitas mãos, com a ajuda de intelectuais e movimentos sociais, que estão se debruçando e fazendo um diagnóstico preciso das necessidades do estado", afirmou.

"Para um segundo turno, a gente vai ver o que for preciso para derrotar o Ratinho Jr. [PSD], que é o inimigo número um dos paranaenses no momento, entre os que são candidatos", acrescentou.

Em relação a um possível golpe, caso o atual presidente perca as eleições, a pré-candidata disse não acreditar nesse cenário. Segundo ela, Bolsonaro não possui apoio irrestrito das Forças Armadas, apenas de alguns setores.

"Bolsonaro, diante da possível derrota, apela para as urnas eletrônicas, dizendo que elas não são confiáveis. Embora ele tenha sido eleito por mais de 30 anos com essas mesmas urnas que agora ele critica", disse a professora.

Para ela, os ataques representam uma postura de desrespeito às instituições e à democracia que Bolsonaro já demonstrava antes mesmo de ser eleito. Para a psolista, um desafio maior que derrotar o atual presidente será combater o bolsonarismo.

"Nós precisamos derrotar o bolsonarismo, que vai muito além do Bolsonaro. É tudo isso que ele fez surgir no bojo da candidatura dele, as atitudes de pessoas que hoje se sentem empoderadas para serem racistas, machistas, homofóbicas e desrespeitarem as instituições e a democracia", disse ela.

Angela também disse defender o direito de greve de policiais militares, como outros trabalhadores —hoje essa possibilidade é vetada. De acordo com ela, uma solução para essa questão seria a desmilitarização da Polícia Militar e o investimento em Guardas Municipais.

"O problema do direito de greve dos policiais militares é justamente por serem militares. Claro que eu defendo o direito de greve de todo trabalhador. É um instrumento legal em todas as outras categorias e é a forma de se negociarem melhores condições de trabalho", disse a candidata.​

Segundo ela, é uma luta justa por parte dos policiais militares e de todo o funcionalismo público do Paraná. A candidata afirmou que os servidores do estado estão há seis anos sem reajuste. De acordo com ela, neste ano foi feita uma reposição de 3%, mas as perdas são de mais de 30%.

A candidata foi questionada sobre a capacidade de uma polícia desmilitarizada em combater ações como a tentativa de assalto realizada na cidade de Guarapuava, em abril. Na ocasião, mais de 30 pessoas tentaram assaltar uma empresa de transporte de valores.

"Uma polícia mais humanizada também pode fazer frente a tudo isso. Eu nunca vou conseguir conceber que a agressão e a violência vão resolver todos os problemas. Desmilitarizar não quer dizer que a polícia não vai usar arma nenhuma, que ela vai estar só conversando com o infrator. Quer dizer que nós precisamos de um efetivo melhor, mais bem treinado, mais qualificado e mais valorizado", afirmou ela.

Segundo Angela, ações desse tipo podem ser previstas e prevenidas através dos serviços de investigação e inteligência da Polícia Civil.

A pré-candidata do PSOL também se disse contrária às escolas militares e à aprovação do homeschooling, o ensino domiciliar. Para ela, a escola é um importante espaço de socialização para as crianças e adolescentes.

A candidata afirmou que não irá governar para o agronegócio e disse não esperar os votos dos representantes de setor. "O Paraná se orgulha de ser um dos grandes produtores de soja, mas nós temos pessoas passando fome, com subempregos e vivendo na miséria", disse ela.

"O agronegócio já vai muito bem e não precisa do nosso governo. Nós vamos governar para o pequeno produtor, para a agricultura familiar, para os produtores de produtos orgânicos. Essas pessoas vão ter o nosso incentivo, vai ter crédito barato, vai ter todo o amparo do governo."

A professora Angela Machado foi a segunda pré-candidata a participar da sabatina da Folha e do UOL. Na segunda (30), Cesar Silvestri (PSDB) foi o entrevistado.

Na quinta-feira (2), às 10h, o entrevistado será o atual governador, Ratinho Jr. (PSD). Na sexta (3), às 10h, o ex-governador Roberto Requião participa da sabatina. O deputado federal Filipe Barros (PL) desistiu de participar.

As sabatinas são apresentadas pelo colunista do UOL Kennedy Alencar e tem participação dos jornalistas Alberto Bombig, do UOL, e Ana Luiza Albuquerque, da Folha.

CONFIRA AS DATAS DAS SABATINAS E DOS DEBATES

Demais sabatinas com pré-candidatos ao Governo do PR

  • Ratinho Jr. (PSD) - 02/6 - 10h

  • Roberto Requião (PT) - 03/6 - 10h

Sabatinas presidenciais

  • 2º turno - de 10 a 14/10

Debates presidenciais

  • 2º turno - 13/10, às 10h

Debate com candidatos à Vice-Presidência

  • 1º turno - 29/9, às 10h

Debate com candidatos ao Senado

  • 1º turno - 27/9, às 10h

Sabatinas com pré-candidatos ao Governo de SP

  • 2º turno - de 17 a 21/10

​Demais sabatinas

  • Semana de 06/6 - PE
  • Semana de 13/6 - RS
  • Semana de 20/6 - CE

Debates com candidatos ao Governo de SP

  • 1º turno - 19/9, às 10h

  • 2º turno - 20/10, às 10h ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.