Descrição de chapéu Eleições 2022

Tarcísio anuncia Marcos Pontes como pré-candidato ao Senado

No mesmo sábado, PP, da base de Bolsonaro, anuncia apoio a Rodrigo Garcia (PSDB)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pré-candidato ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que Marcos Pontes (PL), ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação será o candidato ao Senado pela chapa.

O anúncio foi feito na manhã deste sábado (23), durante visita do ex-ministro da Infraestrutura à cidade de Bauru, no interior paulista, cidade onde Pontes nasceu.

O ex-ministro Marcos Pontes
O ex-ministro Marcos Pontes - Zanone Fraissat/Folhapress

"Time Jair Bolsonaro completo", disse Tarcísio. Pontes era uma das opções sugeridas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para a vaga de senador na chapa de Tarcísio depois que o apresentador José Luiz Datena desistiu de pleitear o posto.

Bolsonaro é o principal patrocinador da candidatura de Tarcísio ao Palácio dos Bandeirantes. A chapa do ex-ministro também conta com o apoio do PSD, de Gilberto Kassab.

Outros nomes vinham sendo ventilados como possíveis candidatos ao Senado pela chapa do ex-ministro da Infraestrutura. Entre eles estavam os deputados pastor Marco Feliciano e Carla Zambelli, ambos do partido do presidente. ​

Pré-candidato ao Senado na chapa de Fernando Haddad (PT), o ex-governador Márcio França se pronunciou sobre a escolha de Pontes na convenção petista realizada no mesmo dia. "Eu tenho uma boa relação com o Marcos, ele foi até filiado do PSB, foi candidato a deputado federal comigo", disse na convenção estadual petista.

"Vejo que eles [bolsonaristas] têm que ter algum representante, demoraram para encontrar, e acho importante. Ele [Pontes] é uma pessoa que, dentro o grupo deles lá, era a que melhor representava, porque foi ministro do Bolsonaro. Fica bem codificada a identidade de cada um. E é o que o Haddad falou: são dois campos diferentes, e as pessoas vão poder fazer a sua opção".

Também neste sábado, o PP (Partido Progressista) confirmou que apoiará o pré-candidato Rodrigo Garcia (PSDB) ao Governo de SP. A aliança foi sacramentada em convenção estadual realizada na Assembleia Legislativa de SP. O evento contou com a presença de Garcia.

O PP compõe a base de Bolsonaro no plano federal, mas decidiu não apoiar Tarcísio em SP.

No início desta tarde, o Patriota, outro partido da base de Bolsonaro, também confirmou apoio a Rodrigo Garcia.

Além do PSDB, do PP e do Patriota, Rodrigo Garcia já recebeu apoio do Podemos, Solidariedade, Cidadania, União Brasil, MDB, Avante e PROS.

com UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.