Câmara fica mais negra com registro de candidatura de 2022

Com mudanças de autodeclaração, proporção dos que se declaram pretos ou pardos saiu de 23,8% para 26,1%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de parlamentares negros na Câmara dos Deputados aumentou mesmo antes da eleição. A atual composição da Casa contava com 122 deputados federais declarados pardos ou pretos (23,8%), quantidade que agora subiu para 134 (26,1%).

Isso porque 42 parlamentares eleitos como brancos em 2018, entre titulares e suplentes que assumiram o cargo durante a legislatura, fizeram essa alteração nos registros apresentados para o pleito deste ano.

Outros 29, por sua vez, foram eleitos como pretos ou pardos e, nesta edição, se registraram como brancos. Há ainda um deputado que se considerava pardo e agora mudou a autodeclaração para indígena.

Novas urnas eletrônicas, que devem ser usadas a partir das eleições de 2022, estão dispostas sobre uma mesa
TSE apresenta as novas urnas eletrônicas, que devem ser usadas a partir das eleições de 2022 - Abdias Pinheiro - 13.dez.21/TSE/Divulgação

Ao todo, 77 dos atuais deputados alteraram a declaração de cor para concorrer neste ano. São 15,5% dos 497 parlamentares em exercício que tentam um novo mandato, independentemente do cargo a que concorrem agora.

A mudança ocorre às vésperas da primeira eleição nacional na qual haverá destinação de dinheiro do financiamento de campanha para candidaturas de pessoas negras.

Considerando todos os cargos em disputa, 1.342 postulantes mudaram a autodeclaração racial no novo pedido de candidatura, em relação à que haviam apresentado no pleito anterior.

Isso representa 21,1% daqueles que concorreram em 2018 e voltaram a se candidatar neste ano. A troca mais frequente foi de branca para parda (549).

Em dezembro de 2021, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou resolução que estabeleceu regras de distribuição dos recursos do fundo eleitoral para este ano.

As legendas precisam distribuir o dinheiro para financiamento de campanha de forma proporcional para candidatos negros e brancos, levando em consideração o número de postulantes em cada partido.

Além disso, a partir deste ano os votos dados a candidatas mulheres ou a candidatos negros para a Câmara dos Deputados serão contados em dobro na definição dos valores do fundo partidário e do fundo eleitoral distribuídos aos partidos políticos. A medida será válida até 2030.

Para o cálculo, o TSE considera candidaturas negras aquelas registradas pelos postulantes autodeclarados como pretos ou pardos.

A disputa por uma vaga na Câmara terá neste ano um recorde de participação de candidatos declarados negros. Foram inscritos 4.932 postulantes pardos ou pretos, o equivalente a 47,7%.

No pleito anterior, eram 3.561 os concorrentes negros ao cargo de deputado federal, ou 41,7% .

Diante das novas regras, o Brasil registrou também um recorde no total de candidaturas de pessoas negras e de mulheres a todos os cargos em uma eleição geral (49,6% e 33,4%, respectivamente).

Reportagem da Folha no mês de junho revelou que registros irregulares na identificação racial de políticos inflaram de maneira artificial a quantidade de negros entre os 513 membros da Câmara dos Deputados.

Segundo dados oficiais do TSE, foram eleitos 124 deputados negros em 2018. O levantamento, contudo, mostrou que esse número era menor.

A reportagem procurou 38 deputados que se autodeclararam negros na época (como pretos ou pardos), mas que teriam dificuldade de passar por uma banca de heteroidentificação, como as que avaliam se uma pessoa pode se inscrever como cotista num vestibular.

Oito deles afirmaram que são brancos e que houve erro no registro da candidatura. Os demais não se manifestaram. Ou seja, de acordo com essas respostas, o total de negros diminuiria no mínimo para 116, mas poderia cair até para 86.

Desses oito, apenas a deputada Mariana Carvalho (Republicanos-RO) manteve a autodeclaração como parda para este ano. Jorge Solla (PT-BA), Fábio Mitidieri (PSD-SE), Luiz Lima (PL-RJ), Léo de Brito (PT-AC), Zé Carlos (PT-MA), Flávio Nogueira (PT-PI) e Ricardo Teobaldo (Podemos-PE) se registraram como brancos.

O MPE (Ministério Público Eleitoral) notificou os diretórios de todos os partidos políticos no estado de São Paulo e cobrou esclarecimentos sobre erros nos dados raciais no registro de candidatos a deputado federal.

Na ação, que teve como base a reportagem de junho da Folha, o MPE solicita que as legendas retifiquem dados de parlamentares com mandato em curso e adotem medidas para evitar a inserção errada de novos dados.

Até o momento, 29 daqueles deputados federais que se afirmaram negros em 2018 corrigiram a autodeclaração e se registraram como brancos para o atual pleito.

A reportagem fez um novo levantamento e entrou em contato com os 42 deputados em exercício que mudaram a autodeclaração de branco para negro nos registros para a eleição de 2022.

Eles foram questionados sobre a mudança e se eles se sentiam aptos a receber verba destinada a candidaturas negras. Até a publicação da reportagem, seis retornaram.

A maioria dos deputados que mudaram o registro de branco para negro em 2022 possivelmente teria dificuldades em passar por uma banca de heteroidentificação.

Embora a questão racial no Brasil seja autodeclaratória, órgãos que aplicam políticas afirmativas costumam utilizar esse tipo de banca para evitar que o benefício vá para pessoas que não são identificadas socialmente como negras.

A assessoria do deputado Professor Israel Batista (PSB-DF) informou em nota que "a simples declaração do candidato como pardo no registro de sua candidatura não afeta a quantidade de recursos a ser destinada a ele pelo partido".

Segundo o texto, prova disso é que a "ata da convenção eleitoral do PSB-DF não inclui o professor entre os que se autodeclaram negros para fins da destinação de recursos".

Fernando Monteiro (PP-PE) e Christiane Yared (PP-PR) informaram que houve erro no preenchimento das informações e que já estavam providenciando uma petição para a alteração do registro.

A assessoria de Luís Miranda (Republicanos-SP) informou em nota que o registro do parlamentar está correto. "Nas eleições de 2018, o formulário foi preenchido por terceiros e a informação passou desapercebida. Em 2022, por regulamentação do TSE, foi necessário observar com maior atenção o preenchimento desse dado."

Denis Bezerra (PSB-CE) também confirmou a mudança no registro. "Entendi ser necessária a mudança para melhor retratar a minha cor/raça. Sou pardo", disse. "Não há qualquer relação entre a recente mudança eleitoral citada com a minha declaração de cor, já que tendo ou não tendo verba destinada a candidaturas negras, continuarei sendo pardo."

O deputado Da Vitória (PP-ES) informou que fez a mudança porque anteriormente o registro estava errado. "Sou pardo, como consta em minha certidão de nascimento. Não considero a cor como algo determinante para receber recurso público. Fui fiel à minha raça", afirmou o parlamentar.

Os outros 420 atuais deputados federais que são novamente candidatos não mudaram suas autodeclarações neste ano.

Entre eles estão Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Flávia Arruda (PL-DF). Autodeclarados pardos, ambos também poderão ter direito a benefícios destinados a pessoas negras.

Procurada, a assessoria do Arthur Lira informou que ele não comenta o assunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.