Ipec: Veja pesquisas para os Governos de RJ, MG, DF, RS e PE

Rio de Janeiro tem empate técnico; candidatos lideram com folga nos outros estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Ipec divulgou as intenções de voto para os Governos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Encomendadas pela TV Globo, essas são as primeiras pesquisas eleitorais após a oficialização da maioria das candidaturas, cujo prazo termina nesta segunda (15).

O Ipec foi criado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades no mês anterior em razão do término de um acordo de licenciamento com a Kantar Group.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) lidera numericamente com 21%, mas empata tecnicamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que tem 17%.

Em seguida vêm o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 5%, o ex-governador Wilson Witzel (PSC), com 4%, Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e a educadora Juliete Pantoja (UP), com 3% cada um. Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo) têm 1%.

Foram entrevistadas 1.200 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Montagem
O governador do RJ Cláudio Castro (PL), ao lado de Bolsonaro, e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), ao lado de Lula - Ricardo Stuckert/Divulgação e Alan Santos/PR

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o atual governador, Romeu Zema (Novo), segue vencendo com larga vantagem com 40% dos eleitores, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 22%.

Depois deles aparecem Carlos Viana (PL), com 5%, e Marcus Pestana (PSDB), com 2%. Com 1% dos votos aparecem ainda Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU). Brancos e nulos somam 11% e os que não sabem são 15%.

Foram entrevistadas 1.200 pessoas e a margem de erro é de três pontos.

Pernambuco

Em Pernambuco, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) também aparece isolada com 33%, à frente de Raquel Lyra (PSDB), 11%, Anderson Ferreira (PL), 10%, e Miguel Coelho (União Brasil), 9%.

Na sequência estão Danilo Cabral (PSB), 6% —com quem Marília disputa os votos ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)— e Claudia Ribeiro (PSTU), Jadilson Bombeiro (PMB), João Arnaldo (PSOL) e Jones Manoel (PCB), com 1% cada um.

Foram ouvidas 1.200 pessoas e a margem de erro é de três pontos.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) lidera com 32% e Onyx Lorenzoni (PL) aparece em segundo lugar, com 19% das intenções de voto.

Os próximos da lista são Edegar Pretto (PT), com 7%, Luiz Carlos Heinze (PP), com 6%, e Vieira da Cunha (PDT), com 3%, segundo a pesquisa Ipec.

Foram entrevistadas 1.008 pessoas no estado e a margem de erro é de três pontos.

Distrito Federal

Já no Distrito Federal, o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que tem indicado apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), lidera com folga, com 38%.

Na sequência aparecem Paulo Octávio (PSD), com 9%, Leila do Vôlei (PDT), com 8%, Izalci (PSDB), com 5%, Leandro Grass (PV), com 4%, Rafael Parente (PSB), com 3%, Keka Bagno (PSOL) com 2%, e Lucas Salles (DC), 1%.

O número de entrevistados também é de 1.200 pessoas e e margem de erro também é de três pontos.

As pesquisas, contratadas pela TV Globo, foram registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números BR-03082/2022 (RJ), BR-05666/2022 (MG), BR-09411_2022 (PE), BR-04133/2022 (RS) e BR-02251/2022 (DF).

Erramos: o texto foi alterado

No RS, Onyx Lorenzoni aparece com 19% das intenções de voto, não 29%, como afirmado em versão anterior deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.