Entidades organizam ato em defesa do jornalismo e da democracia

Evento ocorre na PUC-SP, nesta terça (27), e conta com organizações ligadas a comunicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entidades ligadas a comunicação realizarão nesta terça-feira (27) um ato em defesa do jornalismo e da democracia. Será às 19h, no auditório da PUC-SP, zona oeste da capital paulista.

Os organizadores divulgarão um manifesto unificado e, na ocasião, serão apresentados números recentes da violência praticada contra jornalistas no país.

"Diante da escalada de ameaças, agressões, ataques físicos e virtuais e tentativas de censura e intimidação contra as e os jornalistas, especialmente durante o período eleitoral, as entidades jornalísticas e organizações que defendem a liberdade de imprensa e os direitos humanos convocam ato unificado em defesa das e dos profissionais de imprensa e da democracia", afirmam.

Jornalistas trabalham durante evento com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 26.set.22/Folhapress

A repórter da Folha Patrícia Campos Mello e a jornalista Bianca Santana farão relatos durante o evento. As duas foram vítimas de agressões e ataques promovidos pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ao longo de seu mandato.

Apoiadores do mandatário também costumam agredir jornalistas, fisicamente ou através das redes sociais.

Um mapeamento feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) mostra que o Brasil registrou, no ano passado, um aumento de 79% no número de ataques contra mulheres jornalistas.

O ato é organizado por entidades como o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas, Associação Brasileira de Imprensa, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Associação de Jornalismo Digital.

Ainda integram o grupo de organizadores o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Repórteres sem Fronteiras, Instituto Vladimir Herzog, Associação Profissão Jornalista, Barão de Itararé, Intervozes, Centro Acadêmico Vladimir Herzog e Centro Acadêmico Benevides Paixão.

Organizações em defesa dos direitos humanos também apoiam o evento. Entre as entidades estão OAB, Grupo Prerrogativas, Grupo Tortura Nunca Mais, Comissão de Justiça e Paz, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, além dos cursos de jornalismo e de filosofia da PUC-SP.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.