Popularidade digital: Castro ultrapassa Freixo na reta final no RJ; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro (PL) ultrapassou no último mês o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) no Índice de Popularidade Digital (IPD) na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro.

Nesta terça (27), Castro registrava 89,99 no indicador, contra 70,30 de Freixo. Desde abril, início da medição, os dois rivais disputam o topo do ranking à distância dos demais candidatos, se alternando no primeiro lugar.

Os candidatos Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) - Luis Alvarenga/Governo do RJ e @marcelofreixo no Instagram

Em terceiro aparece Rodrigo Neves (PDT), marcando 30,45. A última pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta (22), indicou um avanço do governador nas intenções de voto. Ele tinha 36%, Freixo, 26%, e Neves, 8%.

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara dos Deputados por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

RANKING DE POPULARIDADE DIGITAL

Índice mede desempenho de candidatos nas redes sociais

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos três candidatos de 24 de abril a 27 de setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.