Popularidade digital: Freixo supera Castro no RJ; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) liderou nas últimas duas semanas o ranking de popularidade digital na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro, à frente do governador Cláudio Castro (PL).

Eles disputam o primeiro lugar no desempenho nas redes sociais, alternando-se nos últimos quatro meses. Mas enquanto Castro tem picos de popularidade, Freixo se mantém mais consistente.

O deputado marcava 82,93 no Índice de Popularidade Digital (IPD) na terça (30), ante 75,21 do governador, numericamente à frente e tecnicamente empatado na última pesquisa Datafolha (26% a 23%).

Montagem com o rosto dos dois candidatos
O deputado federal Marcelo Freixo, à esq., e o governador Cláudio Castro - @Marcelo Freixo no Facebook e Governo do RJ/Divulgação

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara dos Deputados por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos candidatos de 24 de abril a 30 de agosto, considerando os cinco primeiros colocados na pesquisa Datafolha mais recente. Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB) só aparecem a partir de julho porque não estavam no outro levantamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.