Popularidade digital: Leite ultrapassa Onyx na reta final no RS; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) ultrapassou o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) no Índice de Popularidade Digital (IPD) na reta final da corrida pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Onyx, que já foi chefe de diversas pastas no governo Bolsonaro, liderava o ranking durante a maior parte do tempo analisado, de abril até agosto. Em setembro, porém, decaiu, chegando a 65,3 no indicador nesta terça (27), enquanto Leite melhorou e atingiu 76,3.

Montagem com os dois homens brancos acenando
Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL), candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul - Maurício Tonetto/Divulgação e Jefferson Bernardes/Divulgação

A alteração reflete o resultado da última pesquisa Ipec, que mostra o tucano à frente com 38% das intenções de voto estimuladas, contra 25% do bolsonarista. Edegar Pretto (PT), que tem 15%, marcou 40,93 no IPD mais recente.

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara dos Deputados por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

RANKING DE POPULARIDADE DIGITAL

Índice mede desempenho de candidatos nas redes sociais

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos três candidatos de 24 de abril a 27 de setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.