Popularidade digital: Onyx sustenta vantagem sobre Leite no RS; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) sustentou sua vantagem sobre o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) em termos de desempenho nas redes sociais entre os candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul.

Até julho, o bolsonarista oscilava no Índice de Popularidade Digital (IPD), chegando próximo ao principal rival durante alguns dias. A partir dali, porém, consolidou a primeira posição longe do tucano.

Nesta terça (30), Onyx, que já foi chefe de diversas pastas no governo Bolsonaro, registrou um indicador de 81,18, bem acima dos 64,18 do adversário. Os outros concorrentes estão distantes, abaixo dos 45.

Onyx Lorenzoni, então ministro do governo Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília
Onyx Lorenzoni, então ministro do governo Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 29.mar.21/Folhapress

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara dos Deputados por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos candidatos de 24 de abril a 30 de agosto, considerando os cinco primeiros colocados na pesquisa Ipec mais recente, de 15 de agosto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.