Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro fala em virar votos de eleitores de Lula e faz apelo por presença de 'avós'

Presidente teve agendas ao lado de governadores reeleitos em Rio de Janeiro e Minas Gerais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e Belo Horizonte

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, que seus eleitores convençam aqueles que votaram no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno a mudar de opção. Mais tarde, em Minas Gerais, pediu que eleitores levem seus "avós e pais" às urnas e os orientem a "votar corretamente".

Em comício em Duque de Caxias (RJ), Bolsonaro disse que eleitores do petista não sabem por que optaram pelo ex-presidente.

"De lá para cá é fácil trazer votos. Não sabem por que estão votando no Lula. Alguns acreditando que vão comer picanha e cerveja toda semana. Só acredita quem quer", disse o presidente.

Bolsonaro também voltou a associar os eleitores do petista ao crime.

"Quando ele passou por mim durante a apuração, onde teve festa no Brasil? Só nos presídios, mais em lugar nenhum."

Bolsonaro em evento em Belo Horizonte, nesta sexta - Douglas Magno/AFP

O presidente discursou no palco com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do senador reeleito Romário (PL) e outros aliados.

O principal anfitrião era o ex-deputado Washington Reis (MDB), condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a sete anos de prisão por crime ambiental e acusado de corrupção por fraude em escritura pública.

Ao falar, Bolsonaro puxou para o seu lado as deputadas Clarissa Garotinho (União Brasil) e Soraya Santos (MDB), a fim de manter a tentativa de se aproximar do eleitorado feminino.

Ele também mirou em sua fala o eleitorado nordestino, região em que Lula venceu com larga vantagem.

"Essa quadrilha não conseguiu levar água para o Nordeste, e agora diz que vai dar picanha e cerveja para o povo. Bandidos. Usaram o povo nordestino para roubar, assaltar a nação."

Bolsonaro voltou a prometer a aprovação da redução da maioridade penal e do excludente de ilicitude, discurso que já havia feito na campanha de 2018.

O presidente também chamou o Bolsa Família de "esmola" em comparação aos R$ 600 pagos pelo Auxílio Brasil.

"Hoje temos um projeto social de verdade, não uma esmola como era o Bolsa Família. Hoje os mais humildes e os mais pobres recebem no mínimo R$ 600. Sabem porque conseguimos pagar isso? Porque no meu governo não tem corrupção."

No primeiro turno, Bolsonaro superou Lula no Rio de Janeiro por 51% a 40,6% dos votos.

À tarde, Bolsonaro esteve em Belo Horizonte (MG) para um encontro com prefeitos mineiros ao lado do governador reeleito Romeu Zema (Novo). O presidente fez um apelo pelo voto dos idosos.

"Muitos dos nossos avós e pais não votaram. Os idosos não votaram porque a fila era muito grande. Agora é um voto só em Minas. Só para presidente. [...] Vamos levar nossos avós para votar. Eles têm prioridade. Vamos levar para a frente da fila. Vamos pedir, então, que essas pessoas votem acertadamente no dia 30", disse Bolsonaro."

Foi a segunda visita de Bolsonaro a Minas Gerais na mesma semana. Na quarta-feira (12), Bolsonaro participou de inauguração de templo da igreja evangélica Mundial do Poder de Deus. Antes, em 6 de outubro, esteve com empresários em ato promovido Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

O foco do presidente no estado é uma tentativa de virada em Minas Gerais. Lula venceu a eleição no estado no primeiro turno por 48,3% a 43,6%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.