Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro recebe apoio de 6 governadores e fala em disputar 2º turno com 'competitividade'

Gestores de Goiás, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas declararam apoio ao presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quinta-feira (6) o apoio de seis governadores. Desses, quatro foram reeleitos e outros dois disputam o segundo turno. Ao todo, 11 governadores já declararam apoio ao mandatário.

Estiveram com o chefe do Executivo no Palácio da Alvorada os gestores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); do Acre, Gladson Cameli; de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil); de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil); de Roraima, Antonio Denarium (PP); e do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).

O presidente Jair Bolsonaro, à dir., próximo ao governador reeleito de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio do Alvorada, em Brasília
O presidente Jair Bolsonaro, à dir., próximo ao governador reeleito de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio do Alvorada, em Brasília - Adriano Machado/Reuters

Apenas Caiado não havia apoiado Bolsonaro no primeiro turno. Ele e o mandatário sempre foram próximos, mas se afastaram durante a pandemia da Covid-19 por discordâncias relativas às medidas sanitárias para evitar o alastramento da doença.

Além disso, há casos como o de Rondônia, onde o presidente também conta com o apoio do senador Marcos Rogério, que disputa o segundo turno contra o atual chefe do Executivo local, Marcos Rocha. O outro governador que está no segundo turno é Wilson Lima, que enfrentará o senador Eduardo Braga (MDB).

"O momento é de certeza que nós disputaremos a reeleição com muita competitividade. O que nós não queremos é um retrocesso, é o retorno à política que deu errado lá atrás. O terreno está pavimentado, o Brasil vai muito bem na questão da economia", disse Bolsonaro.

Nos últimos dias, o presidente também recebeu o apoio dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), do Paraná, Ratinho Jr (PSD), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF).

Nesta quinta, Caiado disse que é um "homem de formação democrática" igual Bolsonaro e que exaltou as realizações feitas por seu governo ao lado do Executivo federal.

"Em nome do povo goiano, eu venho aqui trazer e declarar apoio à reeleição de vossa excelência por motivos claros. Primeiro, graças à parceria que nós fizemos", disse.

Caiado afirmou que Bolsonaro fez mais votos que ele no primeiro turno e que ampliará ainda mais a votação no segundo turno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.