Descrição de chapéu mídia jornalismo

Cinegrafista é agredido por bolsonaristas em frente à casa de Roberto Jefferson

Profissional de afiliada da TV Globo foi agredido na cabeça e levado a hospital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O cinegrafista da Inter TV, afiliada da Rede Globo, Rogério de Paula foi agredido por militantes bolsonaristas enquanto trabalhava na cobertura da operação da Polícia Federal contra o ex-deputado Roberto Jefferson em Comendador Levy Gasparian, a 140 quilômetros do Rio de Janeiro.

O grupo cercou equipes de reportagem que trabalhavam no local mandando que desligassem as câmeras. O cinegrafista da Inter TV foi agredido na cabeça e levado para o hospital Nossa Senhora da Conceição, na vizinha Três Rios.

Vídeos publicados em redes sociais o profissional sendo atingido pelas costas por um homem de verde e, depois, já no chão, sendo xingado por bolsonaristas.

Segundo a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), ele foi atingido na região em que passou por uma cirurgia neurológica recentemente. Em nota, a Fenaj disse que "repudia e condena mais esse ato de violência contra esse trabalhador da mídia" e cobra apuração e punição do agressor.

"Não podemos naturalizar e nem aceitar essa situação. Desde 2019, houve uma explosão da violência contra a categoria, a partir da chegada ao poder da extrema-direita. Passamos de 135 agressões, em 2018, para 430 em 2021", afirmou a entidade.

A Fenaj diz ainda que o profissional vai registrar a ocorrência na polícia. Procurada, a TV Globo ainda não se manifestou sobre o assunto.

Em nota, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) repudiou as agressões.

"Nada justifica tamanha violência contra um profissional da imprensa em pleno exercício da atividade jornalística", diz o texto.

"A Abert reafirma a defesa intransigente da liberdade de expressão e do direito do brasileiro à livre informação e pede às autoridades locais uma rigorosa apuração do caso e punição dos agressores."

Jefferson, que cumpre prisão domiciliar, alvo de uma operação da Polícia Federal neste domingo (23) por descumprimento de determinações da Justiça que limitavam sua atuação em redes sociais e como líder partidário.

Ele resistiu à prisão com tiros e granadas, ferindo dois agentes. Depois que a notícia passou a circular em redes sociais, dezenas de militantes bolsonaristas se reuniram perto de sua casa para apoiar o ex-deputado.

Jefferson se entregou à Polícia Federal por volta das 19h e está sendo levado para a superintendência da Polícia Federal no Rio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.