Descrição de chapéu Eleições 2022 Datafolha

Datafolha: Bolsonaro lidera em SP com 49%, ante 43% de Lula

Candidatos à Presidência fazem campanhas coladas com Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em São Paulo, estado mais populoso do país, Jair Bolsonaro (PL) marca 49% das intenções de votos totais ante 43% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27). O total de indecisos é de 2%, e os brancos e nulos, 6%.

A diferença entre os dois está no limite máximo da margem de erro, em que uma situação de empate é improvável, segundo o Datafolha.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) - Carl de Souza/AFP e Mariana Greif/Reuters

A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 1.022 pessoas no estado de São Paulo, de terça (25) a esta quinta. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 04208/2022. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Em relação aos votos válidos, que desconsideram brancos e nulos, Bolsonaro marca 53%, e Lula, 47%.

Em São Paulo, no primeiro turno, Bolsonaro venceu no estado com 47,71% dos votos válidos, contra 40,89% de Lula.

No cenário nacional, que tem margem de erro de 2 pontos percentuais, a pesquisa Datafolha mostra vantagem de Lula, que tem 49% dos votos totais, ante 44% de Bolsonaro, 5% de brancos e nulos e 2% de indecisos.

Na última pesquisa, de 19 de outubro, Bolsonaro marcou 47% e Lula tinha os mesmos 43% em São Paulo. Antes ainda, em 7 de outubro, o presidente marcou 46% ante 43% do petista.

No estado de São Paulo, 51% dos eleitores indicam que não votariam em Lula de jeito nenhum, enquanto 46% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum.

Entre os eleitores de São Paulo, 39% consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom; 21% avaliam como regular; 39% opinam que é ruim ou péssimo; e 1% não sabe.

No segundo turno, Lula e Bolsonaro concentraram suas campanhas na região Sudeste. Em São Paulo especificamente, fizeram campanhas coladas às de Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputam o Palácio dos Bandeirantes.

Tarcísio venceu o primeiro turno e segue à frente nas pesquisas, embora Haddad se aproxime —o último Ipec marcou 46% a 43%.

O objetivo da campanha do PT no estado é diminuir a vantagem de Bolsonaro. Para isso, o candidato a vice-presidente e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) foi escalado para percorrer interior paulista.

Já Bolsonaro conquistou o apoio do governador Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado no primeiro turno, o que arrastou para sua campanha centenas de prefeitos e consolidou uma vantagem no interior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.