Descrição de chapéu Eleições 2022 Datafolha

Datafolha: Lula abre em MG, Bolsonaro se aproxima em SP

Apesar da estabilidade do quadro nacional, há alterações a serem observadas nos maiores colégios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar do quadro geral de estabilidade apontado pela última pesquisa do Datafolha antes do primeiro turno das eleições gerais, neste domingo (2), há movimentações a serem acompanhadas nos maiores colégios eleitorais do Brasil.

Na véspera da eleição, Bolsonaro carrega uma bolsa com a imagem de Lula preso, e o ex-presidente participa de ato, ambos em SP
Na véspera da eleição, Bolsonaro carrega uma bolsa com a imagem de Lula preso, e o ex-presidente participa de ato, ambos em SP - Ernesto Benavides e Miguel Shincariol/AFP

São eles, pela ordem, São Paulo e Minas Gerais, seguidos pelo Rio de Janeiro no que se apelida de "Triângulo das Bermudas" da política brasileira. O Datafolha ouviu 12.800 eleitores na sexta (30) e no sábado (1º), com margem de erro de dois pontos percentuais em todos os estados analisados à parte.

Entre o eleitorado mineiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu vantagem em relação à pesquisa anterior, realizada de terça (27) a quinta (29). A diferença entre eles passou de 14 para 17 pontos nos votos totais, dentro da margem, mas com uma indicação de subida do petista, que marcou 50%, enquanto Bolsonaro se manteve parado em 33%.

No estado, há um descolamento entre as realidades apontadas pelo Datafolha na corrida local e na federal. O governador Romeu Zema (Novo), que já foi mais próximo de Bolsonaro mas é antipetista convicto, está bem à frente de Alexandre Kalil (PSD), o ex-prefeito de Belo Horizonte que divide palanque com Lula. O Datafolha ouviu 2.650 eleitores mineiros.

A diferença, desta vez em favor de Bolsonaro, também foi de quatro pontos em São Paulo. Ali, Lula oscilou de 42% para 41%, enquanto o presidente foi de 35% para 37%.

No estado, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) segue isolado em segundo lugar, com Fernando Haddad (PT) na liderança. Há muitos indecisos paulistas, o que dificulta uma previsão mais acurada do movimento no dia do voto. O instituto ouviu 3.700 eleitores no estado.

Por fim, em sua base eleitoral no Rio, Bolsonaro manteve estável a diferença de Lula, após ter chegado a empatar. Agora, ambos oscilam dois pontos positivamente na reta final, com Lula indo a 44% e Bolsonaro, a 39%. Foram entrevistados 2.550 fluminenses.

No Rio, o presidente vê seu candidato, o governador Cláudio Castro (PL), à frente do lulista Marcelo Freixo (PSB).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.