Datafolha: Zema tem 56% dos votos válidos em MG; Kalil, 35%

Pesquisa sobre disputa ao governo estadual foi divulgada neste sábado (1º)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), chega ao dia da eleição com 56% dos votos válidos, ante 35% do segundo colocado na disputa estadual, Alexandre Kalil, do PSD, de acordo com o Datafolha.

Pela pesquisa do instituto, realizada na sexta (30) e neste sábado (1º), Zema pode definir a vitória em primeiro turno. No levantamento anterior, feito da última terça (27) a quinta (29), o placar era 57% a 34%.

O terceiro colocado é o senador Carlos Viana (PL), que tinha 5% e manteve esse índice agora.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram realizadas 2.650 entrevistas. Os votos válidos excluem brancos e nulos e são usados pela Justiça Eleitoral para totalizar o resultado da eleição. Para ser eleito em primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos válidos mais um voto.

Nesta pesquisa, Vanessa Portugal (PSTU), Marcus Pestana (PSDB) e Renata Regina (PCB) marcaram, cada um, 1%.

A vantagem do líder tem oscilado dentro da margem de erro nas duas últimas semanas. Antes, Kalil tinha obtido uma gradual redução. Nos votos válidos, Zema chegou a abrir 35 pontos de liderança há um mês.

Os candidatos Romeu Zema e Alexandre Kalil - Ane Souza/Folhapress e Ricardo Stuckert

Pelo critério dos votos totais, Zema tem agora 49%, ante 31% de Kalil. O grupo dos que ainda se dizem indecisos, fatia que sinaliza as chances de reviravolta no dia do pleito, soma 8%. Branco e nulos são 5%.

O Datafolha também fez nessa rodada uma simulação de segundo turno, na qual o candidato à reeleição bate o seu principal adversário por 55% a 37% no critério dos votos totais. Não souberam responder a esse questionamento 4%, e brancos e nulos somam outros 4%.

A disputa no estado coloca frente a frente dois nomes que despontaram no cenário estadual na onda da antipolítica e que ofuscaram PSDB e PT, partidos anteriormente predominantes.

Kalil, ex-dirigente do Atlético-MG, foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 e reeleito há dois anos. Zema, pouco conhecido até 2018, conquistou seu primeiro mandato na esteira dos votos para Bolsonaro na eleição presidencial daquele ano. Neste pleito, o candidato do Novo não formou aliança formal com o atual presidente. Kalil se aliou ao PT e tentou se vincular a Lula, que lidera a corrida presidencial.

A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-04343/2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.