Datafolha: Castro tem 44% dos votos válidos no RJ, seguido por Freixo, com 35%

Governador mantém liderança isolada das intenções de voto na véspera da eleição ao governo estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro (PL) mantém liderança isolada das intenções de voto na véspera da eleição para o Governo do Rio de Janeiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º).

O candidato à reeleição tem 44% dos votos válidos, contra 35% do seu principal rival, o deputado Marcelo Freixo (PSB). O cálculo exclui os entrevistados que declararam votar nulo (9%) ou indecisão (8%).

O governador Cláudio Castro (PL), à esq., e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), candidatos ao Governo do Rio de Janeiro
O governador Cláudio Castro (PL), à esq., e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), candidatos ao Governo do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

Castro manteve o mesmo patamar nos votos válidos em relação às duas últimas pesquisas. Freixo, por sua vez, oscilou positivamente 4 pontos percentuais —tinha 31% na pesquisa divulgada na quinta (29).

Mesma tendência se configurou na simulação de segundo turno. O governador manteve os 46% de intenção de voto, enquanto o candidato do PSB oscilou positivamente 2 pontos percentuais, para 40% —outros 10% afirmam que pretendem anular o voto nesse cenário e 4% dizem não saber quem escolher.

O levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, foi realizado na sexta-feira (30) e neste sábado e entrevistou 2.550 eleitores em 40 municípios no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07599/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A estabilidade na disputa é uma má notícia para Castro, que tenta liquidar a fatura no primeiro turno.

O governador teme que os ataques de Freixo a seus aliados ganhem tração. Fazem parte do seu amplo arco de apoios os herdeiros do ex-presidente da Assembleia Jorge Picciani, dos ex-governadores Sérgio Cabral e Anthony Garotinho (União Brasil) e do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Há também preocupação com a força eleitoral do ex-presidente Lula (PT), que apoia Freixo, em caso de vitória no primeiro turno à Presidência. Além disso, a imprevisível reação de Jair Bolsonaro (PL), que apoia Castro, a uma derrota no dia 2 de outubro pode contaminar o atual favoritismo do governador.

Castro fez uma campanha na qual defendeu o presidente, mas não aderiu a bandeiras bolsonaristas. Na reta final, acenou para o ex-presidente Lula (PT), favorito na disputa nacional, declarando não ver ameaças em seu eventual retorno à Presidência da República.

Ele tem 17% das intenções de voto entre eleitores do petista no RJ, ao mesmo em que atraiu 66% dos bolsonaristas fluminenses, segundo dados do Datafolha neste sábado.

Freixo, por sua vez, tentou colar sua imagem à de Lula para tentar crescer entre os eleitores mais pobres. Apostou colar a imagem do governador a esquemas de corrupção. O candidato do PSB atraiu 54% das intenções de voto dos eleitores do ex-presidente no estado, mas só 4% dos que querem Bolsonaro.

Na simulação de primeiro turno, os dois líderes seguem distantes do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), que registrou 10% dos votos válidos. Apoiado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), ele não conseguiu melhorar o desempenho após 45 dias de campanha eleitoral.

Num terceiro pelotão vêm Paulo Ganime (Novo), com 4%, Wilson Witzel (PMB), Eduardo Serra (PCB) e Juliete (UP), todos com 2%, e Cyro Garcia (PSTU) e Luiz Eugênio (PCO), com 1%. Witzel, porém, teve a candidatura barrada devido à punição imposta na ação de impeachment que o afastou de vez do cargo em abril de 2021. Segundo o TRE-RJ, os votos dados a ele serão considerados nulos.

A pesquisa espontânea, em que não é apresentado nenhum cenário ao eleitor, mostrou estabilidade em relação ao último levantamento. Castro foi citado por 25% dos entrevistados, e Freixo, por 20%. Neves foi mencionado por 3%, e Paulo Ganime (Novo), 2%. Disseram "atual governador" 1% dos entrevistados. Não souberam responder 32% dos eleitores ouvidos.

Witzel segue como o mais rejeitado (44%), seguido de Freixo (30%), e Castro (26%). Os demais apresentam rejeição menor do que 12%.

Erramos: o texto foi alterado

O índice de nulos e brancos para o primeiro turno da disputa ao Governo do Rio de Janeiro foi incorretamente publicado como 10%. A cifra correta é 9%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.