Datafolha: Lula lidera entre negros, e Bolsonaro, entre brancos no 2º turno

Indecisos são 2% entre brancos e pardos e 1% entre pretos, aponta pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A primeira pesquisa Datafolha de segundo turno destas eleições mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente entre eleitores que se declaram negros, enquanto Jair Bolsonaro (PL) lidera nas intenções de voto de brancos.

O petista tem 49% contra 43% do adversário entre pardos, no limite da margem de erro para esse grupo, que é de três pontos percentuais. A vantagem se alarga entre pretos, passando para 57% a 35%, sendo que a margem cresce para cinco pontos.

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno - Ernesto Benavides/AFP e Andre Coelho/Pool via Reuters

Já o presidente marca 50% a 43% de Lula entre o eleitorado branco, portanto acima das margens de três pontos. Os indecisos são 2% entre brancos e pardos e 1% entre pretos, sem contar os que pretendem anular ou votar em branco.

O levantamento ouviu 2.884 pessoas de quarta (5) até esta sexta (7). No Brasil, 40% do eleitorado se declara pardo, 35%, branco, e 16%, preto, segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram incluídos porque as bases de dados são muito pequenas.

Abaixo, veja o desempenho dos rivais por cor nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

As sondagens de segundo turno não são comparáveis às de primeiro turno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.